Comsercaf encontra lixo hospitalar descartado de forma irregular em Cabo Frio

Comsercaf encontra lixo hospitalar descartado de forma irregular em Cabo Frio

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Material foi encontrado na Quinta Avenida, em Unamar, no distrito de Tamoios. De acordo com empresa, ainda não é possível afirmar quem foi o responsável pelo descarte. Lixo hospitalar foi incinerado e caso será encaminhado para a Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.

Uma equipe da coleta da Comsercaf encontrou seringas, agulhas e embalagens de medicamentos já utilizados, descartados de forma irregular no distrito de Tamoios, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, nesta segunda-feira (30). De acordo com a companhia, o material estava na Quinta Avenida, em Unamar, e ainda não é possível afirmar quem foi o responsável pelo descarte.

Ainda de acordo com a Comsercaf, o caso será encaminhado para a Secretaria de Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária, para que possam tomar as medidas cabíveis. O material recolhido foi levado para um aterro sanitário para ser incinerado.

“Os responsáveis expuseram a população e os nossos coletores a um grande risco de contaminação. A Comsercaf não possui servidores com poder de multa, mas os órgãos competentes serão acionados para que possam apurar quem são os responsáveis e tomar as medidas cabíveis”, afirma o presidente da companhia, Dario Guagliardi.

Lixo hospitalar
Resíduos hospitalares não podem ser descartados da mesma forma que o lixo domiciliar. De acordo com a Comsercaf, como apresenta um alto risco de contaminação, existe uma equipe voltada somente para a coleta do lixo hospitalar, que utiliza uniformes e equipamentos de proteção individual diferenciados, com luvas mais resistentes, máscaras e botas. Até mesmo o veículo utilizado para o transporte do resíduo hospitalar é diferente.

Vale lembrar ainda que, diferente do lixo comum, o hospitalar não é colocado na rua. Cada unidade possui um depósito, onde os coletores da companhia efetuam a retirada. Após o recolhimento, o lixo é encaminhado ao aterro sanitário para que seja incinerado.

Para ter a coleta hospitalar, basta se cadastrar na autarquia. São mais de 100 unidades médicas registradas. Nas principais clínicas e hospitais do município, a coleta é feita diariamente, segundo a Comsercaf. Já nos pequenos ambulatórios, o recolhimento é programado de acordo com a necessidade de cada um, de acordo com a companhia.

Com informações do G1/Região dos Lagos


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *