Coronavírus: apoio virtual a pacientes com ansiedade pelo confinamento

CIDADES

Especialista no tratamento da obesidade, o médico Cid Pitombo e sua equipe multidisciplinar estão apoiando os pacientes em tratamento a lidar com o isolamento através de grupos em redes sociais.

Com o confinamento por causa do Coronavírus, um grupo de pacientes atendidos pelo SUS se mostrou bastante vulnerável. Com a suspensão das consultas e cirurgias para liberar leitos para os infectados pelo coronavírus, os obesos em tratamento passaram a relatar ansiedade e depressão. No último fim de semana, alguns chegaram a buscar emergências com sintomas típicos de crise de ansiedade, saindo de casa e se expondo ao risco de contaminação pela COVID-19. Pesquisa publicada pela renomada revista científica The Lancet apontou que de cada 10 mortes por COVID-19 analisadas, 6 tinham hipertensão ou problemas cardíacos. A cada 10, 4 eram diabéticos. Todas doenças ligadas à obesidade.

Coronavírus: apoio virtual a pacientes com ansiedade pelo confinamento

Pesquisa publicada na revista The Lancet aponta que obesos são mais suscetíveis ao agravamento por COVID-19. Confira lista de como controlar os efeitos da ansiedade pelo confinamento.

Para acolher e orientar os pacientes obesos, o médico Cid Pitombo, coordenador do Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Estadual Carlos Chagas, no Rio de Janeiro, montou grupos de whatsapp e está postando vídeos nas redes sociais ele próprio e de toda a equipe multidisciplinar para orientar e confortar os pacientes. E tem dado resultado. Juntos, os vídeos já tiveram mais de 100 mil visualizações em apenas uma semana.

“Muito se fala do cuidado para idosos, mas estamos esquecendo dos obesos. Obesidade apresenta, sabidamente, maior risco a epidemias de gripes e isso já foi comprovado nas epidemias do vírus influenza e H1N1. É essencial que pacientes obesos tenham consciência de que são um grupo de maior risco para a doença. E que todos levem isso em consideração, já que os obesos possuem comorbidades associadas como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos. E são hoje mais de 20% da população”, destaca Cid Pitombo.

Danielle sofreu de ansiedade e foi uma das pacientes que acabou buscando atendimento numa unidade de emergência no Rio de Janeiro, abandonando o isolamento e expondo-se à contaminação ao coronavírus: “A ansiedade nesses primeiros dias de pandemia foi tanta que minha língua e pé ficaram dormentes por horas e minha pressão subiu. Os médicos da emergência me disseram que eram efeitos da ansiedade e os exames estavam bem e me liberaram. Estou tentando pensar em coisas positivas”.

Ingrid Jacinto, moradora de Realengo, sofre de ansiedade e depressão e tem visto os vídeos da equipe do ambulatório de bariátrica do Hospital Estadual Carlos Chagas como uma ajuda importante neste período: “São dicas que nos informam e nos acalmam”.

  • Como manter o equilíbrio emocional e o controle da ansiedade:
  • Pratique o autoconhecimento
  • Reserve momentos para atividades prazerosas e cuidados consigo mesmo
  • Mantenha-se ativo na medida do possível
  • Procure manter uma atividade mental positiva sempre que possível
  • Substitua pensamentos negativos por pensamentos positivos
  • Valorize as conquistas diária decorrente do emagrecimento
  • Confie em si mesmo
  • Utilize afirmações positivas
  • Exercite à gratidão
  • Pratique respiração diafragmática
  • Procure manter o foco da atenção no presente
  • Identifique as causas da ansiedade
  • Reconheça seus próprios limites e procure ajuda quando necessário

ACESSE:
Instagram: @drcidpitombo
Facebook: @CidPitomboCirurgiaBariatrica



Adolescente é apreendido por tráfico de drogas em Cabo Frio
Ação conjunta entre as equipes RP SETOR D e RP SETOR F resulta na apreensão de entorpecentes e dinheiro em …
Polícia Militar prende mulher por receptação de celulares em Cabo Frio
Ação ocorreu após a equipe RP SETOR “C” – ALA “D” desconfiar de movimentação suspeita próximo à rodoviária.
Polícia Militar apreende 87 cápsulas de cocaína em Araruama
Ação do GATII foi realizada após informações sobre esconderijo de drogas no Clube dos Engenheiros, Araruama
ALACAF na Cidade Imperial: Cabo Frio Brilha no Flipetrópolis
A Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF) marcará presença na primeira edição do Flipetrópolis, o Festival Literário …
Confrontos do beach soccer agitam o Fest Verão 2024 em São Pedro da Aldeia
os confrontos do beach soccer agitaram as noites na Praia do Centro, e trouxeram as torcidas às arquibancadas, que vibraram …
Centro de Atendimento ao Trabalhador divulga vagas de emprego para diversas funções em São Pedro da Aldeia
As vagas de emprego são nas funções de camareira, funileiro e soldador. Os documentos devem ser entregues até a próxima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *