CRECI – RJ realiza campanha “Operação CRECI-RJ Aluguel por Temporada: Eu Apoio”, em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Alugar um imóvel para passar as férias pode sair mais barato e prático do que ficar em hotel, principalmente para quem viaja em família ou em um grupo grande. Mas, como na maioria dos casos o viajante não pode visitar o imóvel (que fica em outra cidade ou país), é preciso ter cuidado para não se decepcionar ao chegar ao destino – ou, pior, cair em um golpe e descobrir que o imóvel não existe ao chegar lá. Por isso a CRECI/RJ está realizando a campanha “Operação CRECI-RJ Aluguel por Temporada: Eu Apoio”. A campanha tem a finalidade de alertar os cidadãos e turistas sobre cuidados na hora de alugar um imóvel.

Foto: Divulgação CRECI-RJ

Segundo Marcus Limão, Coordenador da Fiscalização do CRECI – RJ, a divulgação tem a finalidade de evitar que a sociedade não seja lesada e evitar os golpes aplicados na locação por temporada, já que nessa época o aluguel por temporada é o foco da região.

Foto: Divulgação CRECI-RJ

“Ano passado tivemos diversas reclamações por cliente que levaram golpe de pessoas, que se passavam por corretores ou proprietário dos imóveis e quando chegavam a região, o imóvel nem existia e perdiam o valor depositado para garantir a locação”, disse Marcus Limão.
O Coordenador da Fiscalização do CRECI – RJ ressaltou a importância de verificar, junto ao órgão, se a pessoa é habilitada a praticar a função.
“Sempre solicitamos aos clientes que verifiquem se essas pessoas são habilitadas perante o CRECI-RJ. Acesse www.creci-rj.gov.br para mais informações”, falou Marcus.

Foto: Divulgação CRECI-RJ

Eduardo Ferreira, da Imóveis More Bem, comentou a ação do CRECI-RJ realizada em São Pedro da Aldeia nessa semana.

“Fazer esse tipo de transação imobiliária sem conhecer o outro lado, a outra pessoa, tanto no aluguel de temporada, como na compra normal, sem um intermediário profissional, e de sua confiança, são riscos desnecessários que se corre. Hoje em dia, tem muitos aplicativos de vendas de imóveis direto com as pessoas ou proprietários, sem intermediários, por um lado as pessoas acham que isso pode ser bom, mas por outro lado, pode ter uma decepção muito grande e onerosa, porque nunca se sabe a índole da pessoa que está do outro lado”, disse Eduardo Ferreira.

Eduardo ressaltou o trabalho realizado pelos corretores na parte jurídica da transação imobiliária.
“Todo negócio tem que ter um cerco jurídico, a documentação do imóvel, os contratos, e cada negociação tem suas particularidades e seus entendimentos e, sendo assim, contratos distintos para que dê garantias para ambas as partes e que mais tarde não se desenrole uma demanda judicial. É por isso que é importante ter um corretor de imóvel, que é o profissional credenciado para efetuar essas transações. O barato as vezes pode sair caro”, disse Eduardo.


Ainda segundo Eduardo Ferreira, da Imóveis More Bem, realizando a transação imobiliária através de um corretor de imóveis, devidamente credenciado pelo CRECI, é a forma mais segura de realizar o negócio, tanto para o comprador, como para o proprietário, pois ambas as parte tem a quem recorrer sobre qualquer assunto relacionado ao imóvel, sem prejuízos futuros.


CONFIRA ABAIXO 10 DICAS PARA ALUGAR SEU IMÓVEL COM SEGURANÇA

Dica 1
Se a transação for mediada por uma imobiliária ou por um corretor de imóveis, verifique se a empresa ou o profissional são idôneos com o Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) da sua região. A filiação a esse conselho é obrigatória.
Dica 2
Se o preço estiver muito abaixo do mercado, desconfie da oferta.
Dica 3
O contrato de locação é a garantia tanto para o dono quanto para o locatário, e por isso é recomendado mesmo que o período de estadia seja curto. Ele deve ser de até 90 dias e conter uma lista de tudo o que o imóvel proporciona: não só móveis, mas também utensílios (material de cozinha, por exemplo). Confira tudo ao chegar ao local, preferencialmente na presença do locador ou do corretor de imóveis que intermediou a locação.
Dica 4
É comum que o dono peça ao menos uma parte do pagamento antecipado. Gastos como IPTU, condomínio, eletricidade e gás costumam estar incluídos no preço, mas nem sempre, por isso verifique se haverá algum gasto extra antes de assinar o contrato.
Dica 5
Respeite o número máximo de pessoas que o dono do imóvel permite. Inquilinos extras podem ser barrados pelo dono, pelo síndico ou pelo zelador.
Dica 6
Assim que chegar, experimente torneiras, descargas, chuveiros, luzes e eletrodomésticos, para ver se está tudo funcionando. O cuidado deve ser redobrado em imóveis de praia, que costumam ficar fechados muito tempo.
Dica 7
Se descobrir algum defeito depois que o dono (ou seu representante) já tiver ido embora, avise imediatamente. Ela tem a obrigação de fazer as correções necessárias.
Dica 8
Não confie totalmente em fotos colocadas na internet e tente obter referências sobre o imóvel. Se ele não tiver sido indicado por algum conhecido, peça ao dono que passe o contato de pessoas que já se hospedaram lá anteriormente.
Dica 9
Procure saber como é o entorno do imóvel. Há supermercado, farmácia e outros comércios? Qual é a distância da praia? A rua é calma ou cheia de bares? Defina o que é importante para você e pergunte.
Dica 10
Se o imóvel ficar em um prédio com piscina, sauna e outras opções de lazer, verifique se você poderá usá-las. Alguns condomínios só permitem a utilização pelo dono do apartamento e seus familiares, e há proprietários que omitem essa informação na hora do aluguel de temporada.

 






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *