Curiosidade Animal – Gavião-Preto

CIDADES
Não são apenas características físicas que determinam o sucesso ou o fracasso de uma espécie, o comportamento é extremamente importante na vida de um animal e pode ser crucial para a sua sobrevivência. O gavião-preto (Urubitinga urubitinga) aperfeiçoou a arte do disfarce para melhorar suas chances de pegar uma presa durante uma caçada.
Quando o gavião-preto é avistado de longe pode ser confundido com um urubu-preto  (Coragyps atratus) e, por isso, é também conhecido como urubitinga. É uma ave oportunista que caça insetos e pequenos vertebrados, mas se tiver dificuldade em encontrar uma refeição não faz nenhuma cerimônia para se disfarçar de carniceiro e apanhar o seu almoço.
Urubus são aves organizadas. Quando acham uma carcaça de um grande animal formam pequenos grupos que se revezam:  alguns se alimentam ao passo que outros aguardam a sua vez, pousados nas árvores ao lado. O urubitinga chega como quem não quer nada, se infiltra em um bando e fica por ali, se passando por urubu, enquanto espera pacientemente.
Pequenos vertebrados não temem urubus, porque as aves não caçam enquanto têm um banquete à disposição. Lagartos, cobras e roedores se aproximam, despreocupados, sem saber que há uma ameaça pousada no galho mais próximo. Quando menos esperam, o gavião-preto se revela e agarra a sua presa, que não tem nenhuma chance de escapar.
A simples semelhança com o urubu-preto não seria um benefício para o urubitinga se ele continuasse caçando como um gavião comum. Foi a mudança em seu comportamento que aumentou suas chances de sucesso e lhe deu uma vantagem em relação às outras aves de rapina. Adaptar-se é necessário no mundo animal!