Protestos de grupos ambientalistas, mulheres e índios causaram transtorno na rotina do carioca

CIDADES

Rio –  A Prefeitura não sabia de três das quatro manifestações que ocorreram na cidadehoje, por causa da Rio +20. Os protestos provacaram um nó no trânsito e engarrafamentos de até 7 quilômetros.

Durante coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira, no Centro de Operções da Prefeitura do Rio, o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório, disse que a organização da Cúpula dos Povos informou apenas sobre a Marcha das Mulheres. O grupo circulou pelas avenidas Presidente Vargas, Rio Branco, Beira-Mar, Presidente Antonio Carlos e Aterro do Flamengo. “Fomos pegos de surpresa. Não fomos avisados de que haveria outras manifestações”, admitiu ele.
A Prefeitura não soube explicar o motivo de não ter recebido informes do super setor de Inteligência montado para monitorar a segurança dos chefes de Estado. “A segurança não cabe a nós, mas não houve falhas neste sentido”, disse Osório.
 
Durante esta manhã, a CET-Rio registrou aumento de 33,4% no tempo de percurso da Linha Vermelha entre a Ilha do Governandor e a chegada do Centro. Normalmente, o tempo médio de deslocamento é de 21 minutos e 14 segundos. Hoje, foi de 26 minutos e 48 segundos. Os dados foram medidos entre 7h e 12 horas.