Defesa Civil aldeense orienta população quanto a cuidados durante períodos de chuva

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Índice pluviométrico das últimas horas é considerado moderado

A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia orienta a população para os cuidados que devem ser tomados durante os períodos de precipitação pluviométrica intensa. Entre a terça (7) e esta quarta-feira (8), o pluviômetro da Estação Meteorológica da Universidade Federal Fluminense (UFF), localizado entre os municípios de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, registrou 28,6 milímetros de chuva. O índice é considerado moderado para o período. 

Após dias consecutivos de chuva, o solo perde naturalmente a capacidade de absorção, o que propicia alagamentos e deslocamento de terra. As encostas do município estão sendo acompanhadas permanentemente, mas a população pode contribuir com a prevenção de acidentes. 

Os moradores não devem transitar em locais de terreno instável. Postes e árvores inclinados, rede elétrica mais baixa do que o habitual, rachaduras em paredes e no solo são sinais de alerta que devem ser observados. Portas e janelas emperradas e água minando da base de encostas são outros indícios de instabilidade geológica. 


Quem mora em áreas consideradas de risco deve manter em local de fácil acesso uma lista de telefones úteis, incluindo os contatos de parentes próximos. Também é importante orientar familiares sobre como agir em situação de emergência, principalmente crianças e jovens. É válido montar um plano com pontos de encontro, caso seja necessário evacuar a casa. O cuidado precisa ser redobrado caso na família existam pessoas com deficiência, bebês e idosos.

O coordenador da Defesa Civil aldeense, Ricardo de Lima, ressalta que não há registros de ocorrências, pessoas desabrigadas ou desalojadas na cidade. “Estamos monitorando efetivamente as áreas de encostas do município. Também é importante ressaltar que os moradores devem evitar contato direto com a água acumulada em pontos de alagamento. Sempre há a possibilidade de estar contaminada. Esse cuidado pode evitar epidemias graves como a leptospirose”, frisou. 

 Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada por meio do telefone 199. O corpo de bombeiros pode ser contactado pelo 193. A população também deve manter contato com a Secretaria de Assistência Social e, em caso de contato com água contaminada, com a Secretaria de Saúde do município. 

A Secretaria de Serviços Públicos ressalta que o lixo descartado de maneira irregular nas ruas da cidade contribui para a formação de bolsões d’água nas avenidas e alagamentos de bairros. É importante não descartar troncos, móveis, materiais e lixo nos rios e córregos, pois esses objetos impedem o curso fluvial, provocando alagamentos. A prefeitura pede a contribuição dos moradores.

Com informações da ASCOM/PMSPA


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *