Mais de dois mil participantes deram vida ao tema “São Pedro da Aldeia reencontra a alegria” no retorno do tradicional evento festivo
O clima de comemoração tomou conta da Avenida São Pedro na terça-feira (16/05) durante a realização do Desfile Cívico Escolar pelos 406 anos de fundação de São Pedro da Aldeia. Após três anos sem a festividade na cidade, devido à pandemia da Covid-19, a prefeitura aldeense retomou o tradicional desfile em grande estilo. O evento contou com a presença de mais de dois mil participantes, entre escolas, ONG’s, projetos sociais, instituições e bandas marciais convidadas, que abrilhantaram a programação e deram vida ao tema “São Pedro da Aldeia reencontra a alegria”.
O dia 16 de maio, data que marca o aniversário da cidade, teve início com a alvorada festiva. O rito oficial de hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal aconteceu em três pontos do centro da cidade. Primeiro na Câmara Municipal, depois na sede da Prefeitura e, por último, na Praça Plínio de Assis Tavares, a Praça do Canhão. Em seguida, as autoridades participaram de um café da manhã antes do início oficial do Desfile Cívico.
Sob a organização da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o desfile foi acompanhado de perto pelo prefeito Fábio do Pastel, que abriu o evento com a bandeira da cidade, percorrendo o mesmo trajeto feito pelos alunos na Avenida São Pedro, ao lado de todo o secretariado municipal. “A palavra é gratidão. Só temos a agradecer a cada pessoa que está aqui homenageando a nossa cidade nesses 406 anos. Foi o primeiro desfile da minha gestão e o primeiro desfile após a pandemia. É um momento de muita felicidade ver tantas crianças felizes desfilando e suas famílias vibrando, comemorando e curtindo essa festa. Já tivemos outros grandes eventos, como o Réveillon e o Carnaval, mas esse Desfile Cívico é a cara da nossa cidade e estava faltando acontecer para completar a nossa gestão. Eu me sinto muito feliz em ver essa avenida cheia e agradeço também a presença de cada autoridade, de cada cidadão aldeense e das nossas crianças que fizeram história nesse dia”, destacou o prefeito.
Mais de 80 escolas das redes municipal, estadual e particular, distribuídas em alas e “pelotões”, coloriram o centro da cidade, apresentando um verdadeiro show de alegria, talento e criatividade para as centenas de famílias presentes e para as autoridades municipais, civis e militares, que compuseram o palanque da Praça Agenor Santos. Na avenida, mensagens de paz, amor, fraternidade, saúde, esperança e inclusão social ganharam destaque em figurinos, cartazes e faixas, bem como homenagens alusivas a personalidades históricas e à formação econômica, social e cultural da cidade, que abriga a única Base Aérea Naval do país, a BAeNSPA.
A secretária de Educação, Sheila Atalla, enalteceu o sucesso do evento. “É uma satisfação muito grande a gente conseguir apresentar esse Desfile, depois de três anos sem esse evento, que é uma tradição da cidade. Foi um grande desafio e nos preocupamos em organizar uma festa bonita, alegre e segura, com todas as 42 escolas municipais representadas. Criamos uma Comissão Organizadora na SEMED, que trabalhou incansavelmente, contando também com a importante colaboração e apoio de outras Secretarias. Também tivemos a preocupação de homenagear a Saúde por estarmos aqui hoje, sobreviventes de uma pandemia que, infelizmente, matou muitos entes queridos nossos. Então, esse Desfile representa a nossa gratidão e a nossa alegria de podermos proporcionar essa festa ao povo”, disse.
A abertura foi marcada pelo desfile da frota geral municipal, além dos veículos componentes das forças de segurança pública do Estado e da Força Aeronaval, incluindo um sobrevoo da aeronave AH-11B Super Lynx da Marinha. Representando o Vice-almirante Fonseca Junior, o Capitão de Mar e Guerra fuzileiro naval Jonathan Sidnei da Silva, Chefe do Estado Maior do Comando da Força Aeronaval, marcou presença no evento. “É um privilégio e uma emoção muito grande participar das comemorações dos 406 anos de São Pedro da Aldeia, que é a nossa casa, a morada da Aviação Naval. Desde a década de 60, quando a Marinha se instalou aqui, existe uma ligação muito forte entre a Aviação Naval e a formação da cidade. Nós não poderíamos deixar de participar e de contribuir com o sucesso dessa festividade. A organização da Prefeitura foi muito bacana, proporcionando uma festa bastante abrangente, dando a oportunidade a todas as escolas e a todos os segmentos da sociedade de poderem participar também”, afirmou.
O desfile das escolas foi capitaneado pelas crianças da Escola Municipal Professora Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, do bairro São José, que trouxeram a temática “Recomeçar”, simbolizando o retorno às comemorações tradicionais e a celebração à vida pós-pandemia. No município, a escola, que abrange a Educação Infantil e Fundamental, também se destaca pelo trabalho de inclusão social – a unidade tem o maior número de alunos inclusos matriculados entre as escolas de ensino regular, atendendo 42 crianças com necessidades especiais.
Servidora pública da Educação há 32 anos, a diretora da unidade, Evana Peres, falou sobre a proposta da abertura. “Fomos convidados pela SEMED para abrir o desfile, uma grande responsabilidade, e ficamos muito honrados. A palavra ‘Recomeçar’ foi o nosso tema central gerador e a proposta foi pensada no sentido de transmitir a nossa emoção e alegria em retomar o desfile cívico e a todos nós que sobrevivemos e podemos comemorar a vida e o retorno à normalidade. Tivemos a participação de mais de 60 alunos da nossa escola, integrantes da equipe pedagógica e os cuidadores dos alunos, que também vieram à avenida para acompanhar os nossos alunos inclusos”, destacou a educadora.
Um dos destaques da abertura foi a emocionante homenagem prestada pela Secretaria Municipal de Cultura à educadora Luiza Maria Leal Mendes, primeira diretora da Escola de Artes Municipal e atuante há mais de 35 anos no funcionalismo público, falecida este ano. O evento também contou com a participação especial de crianças, adolescentes e jovens integrantes de projetos sociais e organizações atuantes na cidade, como o Rotary Club, o Viva Vida Mulher, o Centro Cultural Passos-Ballet, o Grupo Escoteiro, o Instituto Semear, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que foi reaberta este ano em parceria com o governo municipal, atendendo um total de 94 crianças e jovens da cidade com necessidades especiais.
Ao longo de todo o evento, dezenas de bandas marciais animaram a plateia, dando ao desfile um toque especial de arte e performance. Moradores há mais de 30 anos da cidade, a família Ramos fez questão de acompanhar a passagem da banda marcial da Escola Mz. Paineira de perto. Do bairro Balneário das Conchas, Thaís compareceu acompanhada da irmã Kenya, do cunhado Alessandro e da filha Thayene, de cinco anos, para ver o filho mais velho, Arthur, de 13, brilhar na avenida.
“Sou nascida e criada em São Pedro da Aldeia, também desfilei pela Paineira e hoje ver meu filho aqui é uma emoção muito grande. É a primeira vez que ele desfila e ele estava tão empolgado que nem dormiu. Ele é trompetista e faz parte da banda marcial da Paineira e, como mãe, eu fico muito feliz em ver esse trabalho maravilhoso da escola e da Educação para oferecer uma formação musical e um entretenimento para os alunos”, destacou Thaís. “É um evento muito importante para a cidade, principalmente para as nossas crianças que adoram estar aqui e se sentem valorizadas. É um incentivo muito grande para a educação e para a arte”, complementou a irmã Kenya.
Também estiveram presentes no evento o Capitão de Mar e Guerra Robertson Diogo Melo, Comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia; o Tenente-Coronel Leonardo Ribeiro de Oliveira, Comandante da 25º Batalhão de Polícia Militar; o Primeiro-tenente PM Rafael Rocha, Comandante da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar em São Pedro da Aldeia; o major Rafael Correa, subcomandante do Corpo de Bombeiros; o vice-prefeito Julio Lopes, os secretários de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves; de Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza, de Cultura, Thiago Marques; de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches; de Governo, Luiz Fernando Junior; de Fazenda, Renaldo Martins; de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani; de Saúde, Maria Márcia Sampaio; de Assistência Social e Direitos Humanos, Diana Alves; de Administração, Marcelo Ribeiro; de Serviços Públicos, Raimundo Pereira; de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira; de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro; de Esporte e Lazer, Ricardo Ramos; de Turismo, Cláudia Tinoco; de Licitações, Contratos e Convênios, Eduardo Cruz; a controladora-geral do município, Danielle Prudente; e o procurador-geral do município, Peter Samerson; além do presidente da Câmara Municipal, Denilson Guimarães, e vereadores municipais.
CLIQUE AQUI PARA VER O ÁLBUM COMPLETO NO FACEBOOK
Uma missa solene, em prol da população aldeense, foi realizada na Igreja Matriz, encerrando as celebrações alusivas ao 406ª aniversário de fundação de São Pedro da Aldeia. O prefeito Fábio do Pastel esteve presente na celebração, conduzida pelo Monsenhor João Alves Guedes.