O que remete à sua infância?

Eloise Gomes: o que remete à sua infância?

Colunistas

Vocês sabiam que o Dia da Criança é uma data comemorativa que celebramos anualmente em homenagem às crianças, cujo dia varia com o país?

Eloise Gomes

No Brasil celebramos dia 12 de outubro, mas em Angola, Moçambique e Portugal foi adotado o dia 1 de junho. E a ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989.

Diante disso, já que sabemos o quanto somos importantes mundialmente, inclusive nesse espaço sideral, vamos aproveitar!
Em qual lugar você passou a melhor fase da sua infância? Você ainda está lá? Porque eu ainda estou e jamais sairei de lá!!!! Porque crianças deveriam agir como crianças. E se fossem ensinadas desde cedo a valorizarem as pequenas e deliciosas coisas da vida seriam mais felizes. Como é bom ter lembranças afetivas!

Pausa. Uma paradinha antes de começar a viagem! Jogos de tabuleiro, brincadeiras na rua, colecionar objetos divertidos, comer as coisas da moda, assistir aos inúmeros programas, séries e desenhos animados desenvolvidos só para nós, comer “fast food”, mascar chicletes, lambuzar-se com balas, doces, chocolates e pirulitos coloridos? E o delicioso e icônico picolé Frutilly da Kibon? Ou ainda: usar uma melissinha de plástico ou tênis bamba, juntar tampinhas da Coca-cola para retirar um brinde, e as pulseirinhas bate-enrola, e as formas para brincar na areia da praia?

Na minha opinião a melhor tradução disso tudo descrito acima foi uma belíssima representatividade na cena do filme “Ratatouille” onde os personagens Colette e Rémy prepararam um ratatouille , uma tradicional mas refeição francesa, feita com legumes. E o ratatouille fica tão bom que Anton Ego, crítico gastronômico, inimigo declarado do restaurante Gusteau’s, impiedoso como exige o clichê, cujo criador proclamava que “qualquer um pode cozinhar”, acaba por recordar memórias de sua infância após a primeira bocada. À primeira colherada do ratatouille reinventado, Ego se emociona ao recordar o original que sua mãe cozinhava outrora na casa de campo. E cito essa cena pois desejo encontrar algo assim, e quando isso acontecer quero ficar extasiada da mesma forma que Anton Ego diante do seu prato.

Que cena tão expressiva de lugar-comum. E vocês acham que podemos dissociar paladar de memória afetiva?
Posso dizer que persisto numa busca por algo semelhante na minha arqueologia dos sabores. Inclusive fantasio que a descoberta será como essa cena do filme de Ratatouille: quando o crítico gastronômico Anton Ego, prova um quitute-surpresa criado pelo chef Rémy, o ratinho.


E você já teve um sabor ou um aroma que remetesse à sua infância? Porque, já dizia o poeta: recordar é viver. E ao ler o meu texto, quais são as suas recordações?

Por Eloise Gomes

Conteúdo disponível na Edição 02 da Revista Aldeia Magazine

Aldeia Magazine, edição 02, 1ª quinzena de outubro 2020

Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *