Faperj libera R$ 30 milhões para pesquisa sobre Covid-19

CIDADES

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro, Faperj , lançou nessa quinta-feira (26/03) chamada emergencial para a pesquisa de Covid-19. Podem participar instituições de ensino e pesquisa no estado do Rio de Janeiro, startups, micro, pequenas e médias empresas.

Faperj

Presidente da Faperj

A ideia, segundo o presidente da Faperj, Jerson Lima Silva, é dar continuidade aos trabalhos das redes de viroses emergentes e reemergentes e financiar o estudo da Covid-19 e seu agente etiológico, o vírus da SARS-CoV-2 (síndrome respiratória aguda grave 2), abrangendo diversos aspectos: Genômica do vírus, fisiopatologia da doença, aspectos clínicos, diagnóstico da doença, epidemiologia, interação vírus-hospedeiro, desenvolvimento de kits-diagnóstico, controle e enfrentamento da doença, soluções inovadoras para ampliar a obtenção de insumos como máscaras, álcool em gel, respiradores, entre outros.

Os recursos financeiros poderão ser utilizados para o estabelecimento e melhoria de infraestrutura e despesas de custeio previstas em projetos de pesquisa apresentados por pesquisadores com vínculo empregatício ou estatutário em instituições de ensino e pesquisa do Rio de Janeiro e para desenvolvimento de novos equipamentos e insumos por startups, micro, pequenas e médias empresas sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

pesquisa sobre Covid-19

Pesquisa sobre Covid-19

O financiamento será feito através de três ações. A primeira delas dará continuidade do financiamento de redes em viroses emergentes e reemergentes, através de projetos em andamento, científicos ou tecnológicos, projetos de startups, micro, pequena e média empresas. Além disso, a chamada incentivará a formação de até 6 novas redes de pesquisa em SARS-CoV-2/Covid-19, congregando grupos de pesquisa com reconhecida competência para auxiliar na prevenção, diagnóstico e tratamento, e que possibilitem aplicabilidade clínica e a adoção de ações públicas para a melhoria da qualidade de vida da população fluminense.

Fonte Governo do Estado do Rio de Janeiro



PM realiza apreensão de entorpecentes em São Pedro da Aldeia
Operação em São Pedro da Aldeia resulta na detecção e apreensão de significativa quantidade de drogas e equipamentos de comunicação …
Exposição de artesanato movimenta Casa da Cultura em São Pedro da Aldeia
A exposição foi prorrogada até o dia 10 de maio e a visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das …
Curta-metragem sobre o Pau-brasil será lançado em Cabo Frio
No elenco: atores, historiadores, biólogos e até músicos ajudam a contar como foi a exploração do Pau-brasil desde de 1500
Currículos profissionais podem ser entregues até terça em São Pedro da Aldeia
Vagas são para camareira, funileiro e soldador. Centro de Atendimento ao Trabalhador também divulga oportunidade para repositor ativador.
Participe da 2ª Caminhada Azul em São Pedro da Aldeia
O evento conta com apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a participação da vereadora Mislene de André, …
Governo do Estado regulamenta carga horária de professores de 18 para 30 horas semanais
Governador Cláudio Castro autorizou a migração voluntária de até 5 mil cargos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *