Fest Verão 2023

Fest Verão 2023: corrida rústica e competições aquáticas marcam o fim de semana em São Pedro da Aldeia

CIDADES ESPORTE REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Provas aconteceram no centro da cidade e na Praia da Pitória

São Pedro da Aldeia teve um fim de semana de muito esporte e competitividade em função das provas do Fest Verão 2023. Na noite de sábado (25/03), centenas de atletas preencheram a Avenida São Pedro para a disputa da corrida rústica, com largada em frente à praça Hermógenes Freire da Costa. Já no domingo (26/03), as competições aquáticas de natação, aquathlon e canoa havaiana começaram logo pela manhã na Praia da Pitória, localizada no bairro Porto da Aldeia, e proporcionaram muita emoção aos fãs de esportes. Atletas e visitantes de todo o país estiveram na cidade para prestigiar o torneio nestes dois dias de provas cronometradas.

Foto: Léo Borges

O secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, falou sobre a programação especial do Fest Verão 2023. “Estamos progredindo com o nosso trabalho, que é fomentar o esporte e a qualidade de vida no município. No ano passado tivemos oito modalidades na competição, este ano aumentamos para 12 e tudo está dando certo. Há pessoas vindo de outros estados para poder participar do evento e também prestigiá-lo. O Fest Verão é tradicional na região e movimenta o turismo na cidade, assim como também dá oportunidade para nossa população de estar participando e competindo aqui em São Pedro da Aldeia”, destacou.

Foto: Léo Borges

A corrida rústica agitou a noite de sábado (25/03) no centro da cidade. Cerca de 600 atletas das mais variadas idades correram juntos e concluíram o percurso de cinco quilômetros, com largada e chegada em frente à Praça Hermógenes Freire da Costa. As premiações aconteceram de forma separada entre as categorias masculino e feminino e houve também separação entre a faixa etária dos competidores. O público lotou a Avenida São Pedro e fez uma linda festa na chegada dos atletas ao fim do percurso.

Foto: Léo Borges

O campeão da faixa etária geral masculina foi o atleta João Olivio Chagas (34). Ele concluiu a prova de 5km no tempo de 16 minutos e 54 segundos , cruzando a faixa de chegada em primeiro lugar. O pódio foi dividido com os competidores José Neto (2º lugar), Guilherme Barbosa (3º lugar), Wemerson Barreto (4º lugar) e Wilker da Conceição (5º lugar). Após a vitória, João Olívio falou sobre a prova e destacou a felicidade em competir na cidade de sua equipe.

Foto: Léo Borges

“Estou muito feliz pela minha participação e pela vitória. É o segundo ano que eu participo e posso falar, sem sombra de dúvidas, que São Pedro da Aldeia está caminhando para ser a capital do esporte na Região dos Lagos. É um evento muito bem organizado, com um percurso balizado, 100% marcado, então a minha presença é garantida nas próximas edições”, disse.

Foto: Léo Borges

Na faixa etária geral feminina, a atleta Karen Oliveira (40) concluiu o percurso de 5km no tempo de 21 minutos e 56 segundos e foi a grande campeã da corrida rústica. As atletas Pammella Albuquerque (2º lugar), Juliana Oliveira (3º lugar), Angela Lima (4º lugar) e Fernanda Zambrana (5º lugar) também subiram ao pódio. Karen destacou o desafio do percurso e falou sobre a competição.

Foto: Léo Borges

“A prefeitura está de parabéns por esse evento. É disso que a região precisa para o desenvolvimento do esporte. Eu ganhei ano passado aqui e ganhei esse ano também, foi ótimo. Excelente, prova duríssima, com muitas subidas, mas consegui manter e garantir o primeiro lugar”, afirmou.

Foto: Léo Borges

A prova contou com todas as faixas etárias do infantojuvenil até a categoria +70 anos. Todos os atletas receberam medalhas pela conclusão do percurso e os que conquistaram o pódio também receberam troféus. O público pode conferir os resultados da corrida rústica do Fest Verão 2023 no endereço https://www.cronotag.com.br/v2/.

Fotos: Léo Borges

Já o domingo (26/03) foi marcado pela realização das competições aquáticas na Praia da Pitória. Atletas e visitantes de diferentes estados do país estiveram na cidade para prestigiar o torneio. A natação abriu as provas do dia com os 1500m, que foram disputados por atletas homens e mulheres de diferentes faixas etárias e também por atletas PCD, assim como na corrida rústica.

Foto: Léo Borges

O nadador João Pedro Bandeira, de 16 anos, concluiu o percurso em 18 minutos e seis segundos e faturou o primeiro lugar na faixa etária geral masculina. O pódio masculino foi composto pelos atletas Felipe Pereira (2º lugar), Eduardo Siqueira (3º lugar), João Gabriel Gomes (4º lugar) e Luiz Gustavo Santini (5º lugar). 

João Pedro ressaltou o alto nível da prova e contou a sua relação com a Praia da Pitória, onde foi campeão. “A prova foi muito boa, estou muito feliz pelo primeiro lugar. Eu já morei aqui em São Pedro da Aldeia e sempre nado nessa praia. Às vezes venho passar as férias aqui, na casa da minha avó, então é muito bom ganhar uma prova onde me sinto em casa”, disse.

Pela faixa etária geral feminina, o melhor tempo foi de 21 minutos e 39 segundos, da atleta Glória Raizer (47). As nadadoras Vallentini Fernandes (2º lugar), Carolina Rego (3º lugar), Rebecca Salles (4º lugar) e Patricia Mendonça (5º lugar) também subiram ao pódio com os melhores tempos entre as mulheres. 

Foto: Léo Borges

Após a premiação, Glória falou sobre o torneio e o sentimento em sair campeã. “Essa prova, para mim, é mais difícil porque eu nado longas distâncias e aqui exigiu muita velocidade. Teve um público mais jovem, tem a garotada, mas eu gostei muito de competir. É a primeira vez que eu venho aqui e achei um evento bem organizado, a prova muito bem organizada, bem sinalizada, eu gostei bastante e espero vir na próxima”, finalizou.

Foto: Léo Borges

Exemplo de superação e espírito esportivo, o atleta PCD José Francisco Lourenço, de 56 anos, chegou em terceiro lugar pela sua categoria e conseguiu o bom tempo de 34 minutos e 39 segundos, mesmo com uma diferença de mais de 40 anos para o primeiro colocado PCD.

“Comecei a nadar há dois anos por motivos de saúde. Há quatro anos eu tomava oito comprimidos para colesterol, pressão, tudo o que você imaginar.  Comecei a nadar e hoje eu não tomo mais remédio nenhum. Estou muito feliz com o meu resultado na prova, e vejo que a prefeitura está apoiando o nosso esporte. Nós, PCDs, podemos ter visibilidade e inclusão através de eventos como este. Agradeço muito à organização do Fest Verão e espero que outras cidades também sigam este exemplo”, relatou.

Foto: Léo Borges

A natação também contou com provas de 50m para crianças até 9 anos, de 100m para competidores de 10/11 anos e 200m para jovens de 12/13 anos. Clique aqui para ver os resultados dos atletas.

Foto: Léo Borges

Após as provas de natação, os competidores do aquathlon entraram em cena e entregaram cada gota de suor no percurso de 6km totais. Ao todo, foram 2,5 km de corrida, 1 km de natação e mais 2,5 km de corrida (masculino e feminino). O grande campeão na faixa etária geral do masculino foi o atleta Iuri Vinuto (31), com o tempo de 33 minutos e 23 segundos. O top 5 da modalidade ficou entre os atletas Romulo Azevedo (2º lugar), Pedro Henrique Oliveira (3º lugar), Bernardo Amorim (4 º lugar) e Arthur Azevedo (5º lugar).

Foto: Léo Borges

“Eu estou bem feliz por estar em São Pedro da Aldeia competindo pela primeira vez. Vim representando a Marinha, que tem uma base forte aqui. Fico bem contente da prefeitura também incentivar o esporte, a prática esportiva em várias modalidades. Hoje a gente tá aqui fazendo o aquathlon, mas fico feliz mesmo assim de poder ver muita gente competindo em várias modalidades”, comentou Iuri.

Foto: Léo Borges

Na modalidade feminina, a atleta Karen Oliveira garantiu o primeiro lugar no aquathlon com o tempo de 43 minutos e 48 segundos. O pódio foi composto pelas atletas Raquel Costa (2º lugar), Renata Portelli (3º lugar), Elaine Basile (4º lugar) e Lorena Brites (5º lugar).

Foto: Léo Borges

Também foram realizadas as provas kids de 50m de natação e 200m de corrida (até 9 anos); 100m de natação e 400m de corrida (10/11 anos) e 200m de natação e 800m de corrida (12/13).

Fotos: Léo Borges

As competições de canoa havaiana encerraram a programação do Fest Verão 2023 para o fim de semana. Os atletas disputaram um percurso de 3km pela modalidade OC6,  nas categorias open e master 40+ (masculino, feminino e misto). 

Foto: Léo Borges

O grupo aldeense de canoa havaiana Good Va’aibes conquistou o primeiro lugar nas categorias master e open masculino, com os tempos de 13 ’50” e 13′ 44 “, respectivamente. Nas disputas femininas, a equipe aldeense Hoku Va’a dominou as categorias master e open e saiu campeã com os tempos de 19′ 47 ” e 16 ’58”.

Foto: Léo Borges

Pela categoria open misto (masculino e feminino), a equipe Maikai Hoa foi a primeira colocada com o tempo de 14 minutos e 39 segundos. No master misto, a equipe Maluhia conseguiu o tempo de 15 minutos e 13 segundos e garantiu a primeira colocação. O resultado completo de todas as competições do sábado (25/03) e do domingo (26/03) está disponível ao público no site https://www.cronotag.com.br/v2/.

Com informações da ASCOM/PMSPA

Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *