Grupo de bordadeiras de São Pedro da Aldeia adota aulas virtuais durante quarentena

Grupo de bordadeiras de São Pedro da Aldeia adota aulas virtuais durante quarentena

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A arte do bordado tem servido como forma de terapia para um grupo de moradoras de São Pedro da Aldeia desde a criação do projeto “Bordado Solidário”. Durante o período de distanciamento social, recomendado para evitar a propagação do coronavírus, o grupo de bordadeiras aldeenses, ao lado da Secretaria Adjunta de Cultura, recorreu às aulas virtuais para manter a prática e aprimorar sua arte.

Grupo de bordadeiras de São Pedro da Aldeia adota aulas virtuais durante quarentena

Grupo de bordadeiras aldeenses

Aos 61 anos de idade, a professora aposentada Anna Lúcia Corrêa, que tem seguido todas as medidas de prevenção à doença, está entre as alunas que adotaram o ensino à distância e afirma que as aulas virtuais são uma forma de distração neste período. “O bordado presencial me distrai muito e por WhatsApp, à distância, também. Está sendo uma delícia, é como uma aula particular, a instrutora Kátia passa as informações com muito cuidado; temos aulas e tarefas de casa, que apresentamos para o grupo. É claro que sinto falta do contato com todas, mas a gente se fala pelo aplicativo, tiro dúvidas a qualquer momento”, afirma. 

As videoaulas são gravadas pela instrutora de artesanato Kátia Carvalho e encaminhadas para o grupo de 17 bordadeiras no aplicativo WhatsApp. As alunas, em sua maioria senhoras, têm a liberdade para fazer os exercícios propostos nos momentos de disponibilidade dentro de suas rotinas. As aulas são enviadas uma vez por semana, sempre às quartas-feiras. Todo aprendizado é registrado em um “caderno memória”.

Kátia Carvalho, destaca o auxílio emocional que as aulas virtuais têm oferecido ao grupo de bordadeiras. Ela acredita que o ensino à distância tem servido como uma grande âncora neste momento de pandemia. “Ver o grupo ativo e se encontrando, mesmo que virtualmente, é um alívio no meio disso tudo. Queremos mostrar para elas que essa situação vai passar e que é possível passar por isso de uma forma saudável, aprendendo e usando o tempo ao nosso favor”, assegura.

O projeto “Bordado Solidário” foi criado em 2019 pela Secretaria Adjunta de Cultura. O grupo tem como proposta resgatar memórias afetivas, incentivar o artesanato local e promover ações beneficentes, além de homenagear o município com peças que retratam pontos turísticos e paisagens naturais.

Secretária adjunta de Cultura de São Pedro da Aldeia

A secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, explica que a proposta do projeto é tirar as bordadeiras da ociosidade e elevar a autoestima das participantes.

“As coordenadoras decidiram fazer videoaulas que têm atingido outros rumos. Estão se comunicando pelas redes sociais e fazendo vídeos dos trabalhos; todas estão felizes e realizadas, isso não tem preço. Elas também estão fazendo ação social entre elas, arrecadando mantimentos para serem doados às bordadeiras que precisam. O objetivo do grupo está se transformando e atingindo outros rumos”

compartilha.

APRENDIZAGEM VIRTUAL

Com a metodologia de ensino à distância, a aula é dividida em três partes. No primeiro momento, as alunas aprendem a fazer o desenho que será bordado. Em seguida, o ponto do bordado proposto é apresentado e ensinado. O estudo das cores, que aborda a colorimetria e as combinações, encerra a videoaula.

São ensinados em torno de três desenhos por aula; a instrutora oferece suporte individual durante os outros dias da semana. “A intenção é treinar ponto e suprir as carências que eu já vinha observando nas minhas análises individuais de cada uma, seja no desenho ou na composição de cores”, explica a instrutora Kátia Carvalho.

AULAS PARA O PÚBLICO

As videoaulas de bordado não estão restritas apenas às participantes do grupo solidário. A instrutora também disponibiliza vídeos ensinando a técnica no perfil do “Bordado Solidário” em uma rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos. Essas aulas, com técnicas mais simples, ficam disponíveis para o público em geral, atraindo pessoas que têm interesse em aprender essa arte milenar. 

As produções das alunas do grupo também são publicadas no mesmo perfil, em https://instagram.com/bordadosolidariospa.

SOLIDARIEDADE

O grupo das Mulheres Bordadeiras de São Pedro da Aldeia se uniu para realizar a doação de uma cesta básica, com alimentos não perecíveis e material de limpeza, e 20 máscaras de proteção facial caseiras à Cruz Vermelha Brasileira, filial aldeense. A iniciativa rendeu ao grupo um certificado da instituição em agradecimento pela colaboração para amenizar o sofrimento humano durante o período da pandemia mundial no combate e contenção ao Covid-19.

Com informações da ASCOM/PMSPA / Texto: Gabrielly Costa / Foto: Divulgação

Curta nossa página no Facebook

Compartilhe a notícia com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *