Informações Geográfica de São Pedro da Aldeia

CIDADES

  • Localização: Região da Costa do Sol
  • Área do Município: 340 km²
  • População: 75.869 (IBGE Contagem da População 2007)
  • Distâncias: Rio de Janeiro – 135 km
    São Paulo – 567 km
    Belo Horizonte – 474 km
  • Altitude: Máxima – 316m (Serra de Sapiatiba Mirim) Mínima – 15m (Sede municipal, altitude máxima, vindo a mínima a 2m)
  • Limites do Município: Norte – Araruama e Cabo Frio
    Sul – Lagoa de Araruama
    Leste – Cabo Frio
    Oeste – Iguaba Grande
  • Coordenadas Geográficas: Latitude – 22º 49′ S
    Longitude – 42º 06′ W Gr
  • Bioma: Mata Atlântica
Relevo: Circundando a Lagoa de Araruama, São Pedro da Aldeia apresenta um litoral caracterizado por pontas e enseadas. O solo é de formação calcária, com abundante presença do material conchífero. Parte do município encontra-se localizada na Serra de Sapiatiba, protegida pelo Decreto nº 15.136 de 20/07/1990 como uma Área de Proteção Ambiental, que apresenta, junto com o município de Iguaba, uma área de 6000 ha.
Vegetação: A vegetação apresenta as características da região da baixada litorânea, com incidência de árvores como Amarelo, Paineiras, Cambuinha, Maricá, Pau-Ferro, Sapucaia, Aroeira, Cajá-Mirim, Pau d’Alho, Sibipiruna, Jacarandá, Jequitibá, além de orquídeas, bromélias e plantas de uso medicinal.
Hidrografia: São Pedro apresenta rios, riachos e córregos, destacando-se: Rios Una, Paupicu, Ramalho, São Mateus, Cabista, Ubá, da Pedra, Iguaçaba, Flecheiras e Itai. Riachos: Cândido, Pereira e Tio Mariano. Córregos: Joaquim da Mota, Pau Rachado, Bogã, Retiro e Piripiri.
Clima: Tropical: Com índice de precipitação anual pouco acima de 1000 mm, sendo os meses de novembro a fevereiro os mais chuvosos. No período de inverno os níveis pluviométricos se reduzem bastante, sendo os meses de junho e julho mais secos. As médias de temperatura anual são altas e variam em torno de 24°C a 28°C. O inverno apresenta temperaturas amenas, com média das mínimas ficando entre 11°C a 16°C. Entretanto, o verão é quente, não raramente atingindo temperaturas superiores a 35°C.
Horas de sol: 12:40
Umidade relativa: 75 %
Precipitação Pluviométrica: 1000 mm/ano
Temperaturas: mínima – 20; máxima: 28; média: 24°C
Outras informações: São Pedro da Aldeia apresenta ventos predominantes de Nordeste, com velocidade máxima de 29 nós e mínima de 5 nós.


Fonte de Pesquisa – http://pmspa.rj.gov.br/site/dados-gerais/