Marinha volta a concentrar esforços para encontrar piloto em Saquarema

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Navio de Socorro Submarino e sonda estão na costa do balneário. Embarcações militares são as principais do Brasil em cada área de busca.

Pneus encontrados são de caça que caiu, afirmou Marinha, mostrando modelo semelhante na Basa Aeronaval de São Pedro da Aldeia
Pneus encontrados são de caça que caiu, afirmou Marinha, mostrando modelo semelhante na Basa Aeronaval de São Pedro da Aldeia (Foto: Rebeca Nascimento/G1)

Os navios de Socorro Submarino “Felinto Perry” e o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, principais embarcações da Marinha do Brasil na área de buscas, retornaram para Saquarema, Região dos Lagos do Rio, nesta quarta-feira (10). Eles voltaram a participar da operação para localizar o piloto e o caça AF-1 Skyhawk, que desapareceram no mar no dia 26 de julho, após um acidente aéreo durante um treinamento de ataque a alvos de superfície.

Segundo a Marinha, as embarcações deixaram o local de buscas no último domingo (7) e foram para Niterói, Região Metropolitana do Rio, para abastecer. O efetivo de buscas passou a contar então somente com aeronaves, lanchas e viaturas, mas foi novamente reforçado.

As imagens das embarcações atuando na costa do balneário podem ser vistas através do aplicativo MarineTraffic, que mostra o posicionamento dos navios em tempo real, baseado em dados do Automatic Identification System (AIS), um sistema de monitoração por satélite.

Caça sumiu após acidente aéreo
O desaparecimento do piloto e do caça AF-1 Skyhawk da Marinha aconteceu após um acidente durante um treinamento padrão de ataque a alvos de superfície. Duas aeronaves se chocaram no ar e uma conseguiu retornar para a base de São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do Rio.

A corporação abriu um Inquérito Policial Militar, que tem prazo para a apresentação de um parecer em até 60 dias depois da abertura do processo, no dia 27, um dia após a aeronave desaparecer no mar.

Poucas peças foram encontradas
A Marinha confirmou, no fim da noite de segunda-feira (8), que encontrou dois pneus do trem de pouso do caça AF-1 Skyhawk. Um na praia de Monte Alto, em Arraial do Cabo, e outro na do Peró, em Cabo Frio. Porém, mesmo com as descobertas, ainda não há informações sobre o paradeiro do piloto ou do restante da aeronave.

Sinal da aeronave
A Marinha confirma que a aeronave era vista nos radares do mapa aéreo brasileiro e sumiu no ponto da queda, em Saquarema. O órgão informou ainda que o caça não possuía equipamento GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global), mas tinha dois equipamentos Personal Locator Beacon (PLB), espécie de localizador para o piloto.

Os equipamentos estavam instalados no colete, com acionamento manual; e no assento ejetável, com acionamento automático durante a ejeção do assento. Entretanto, segundo a Marinha, “até o momento, não foi detectado qualquer sinal proveniente desses equipamentos”.

 

Fonte G1/Inter TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *