Moradora aldeense transforma área de lixo em jardim

Moradora aldeense transforma área de lixo em jardim

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O exemplo de cidadania conta com a parceria da Prefeitura de São Pedro da Aldeia e melhora qualidade de vida do bairro São José

Em São Pedro da Aldeia, mais uma linda paisagem está se formando onde, antes, havia um ponto viciado de descarte de lixo. É o “Jardim da Rosa”, uma espaço na Rua Bela Vista, no São José. Criado por uma moradora, com o apoio da família, que deseja impactar, de uma forma positiva e duradoura, a cidade onde vive. A iniciativa para revitalizar o local partiu de Rosilany Correia e, hoje, conta com o apoio de diversos colaboradores, incluindo a Prefeitura Municipal e a Base Aérea Naval (BAeNSPA).

De acordo com Rosilany, o projeto busca incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo em seus bairros. “Eu e minha família resolvemos fazer com que esse local ficasse melhor para todos da comunidade e assim estamos fazendo, todos os dias, um pouquinho de cada vez. Esse é um trabalho de conscientização porque não adianta a Prefeitura vir, limpar local e o morador jogar uma cadeira velha, um saco de lixo ou galho de árvores. As pessoas têm que colocar o lixo no local certo”, destaca a professora.

Embora ainda esteja em processo de implantação, o “Jardim da Rosa” alterou de forma significativa a Rua Bela Vista e já registra uma mudança de comportamento em relação ao descarte indevido. No espaço, que antes era tomado por lixo, já foram colocadas gramas, flores e plantas, como bromélias e cactos, além de ornamentos e totens de identificação.

PARCERIA

A Prefeitura aldeense apoia a iniciativa e auxilia o projeto com caminhões de saibro, usados para nivelar o espaço, cessão de maquinário e instalação de refletores, adquiridos pela equipe do jardim, além de viabilizar a parceria com outras instituições, como a BAeNSPA.

O secretário de Governo, Eronildes Bezerra, enaltece esse exemplo de cidadania e agradece aos envolvidos pela iniciativa. “Nós falamos com frequência sobre as vezes que as pessoas jogam o lixo na rua, mas também precisamos exaltar os bons exemplos. A Rose, com sua boa vontade e alguns recursos, sejam financeiros ou mão de obra, transformou esse lugar. Queremos fazer disso um exemplo, não só para São Pedro da Aldeia, mas para o Brasil. Com boa vontade, atitude e dedicação, tudo é possível”, afirma.

TRANSFORMANDO ÁREAS DE LIXO

O exemplo da Rosilany Correia, no São José, não é uma ação solitária em São Pedro da Aldeia. O trabalho diário realizado pela Prefeitura nos bairros da cidade também tem despertado nos cidadãos a vontade de manter tudo limpo perto de suas casas. Algumas pessoas optam por colocar placas e pintar muros pedindo que que não se jogue mais lixo naquele local. Outros também aproveitam a oportunidade para formar um jardim em ruas do Parque Dois Meninos e do Balneário das Conchas. Nesse caso, além da limpeza, a Prefeitura auxilia com a doação de mudas e o plantio.

Essa parceria entre Prefeitura e moradores busca criar uma cultura diferente, de cuidado e responsabilidade compartilhada. Para manter a cidade limpa, é importante que a população mude de comportamento em relação ao descarte desordenado de lixo. O sucesso da manutenção realizada pela equipe municipal depende da colaboração dos moradores em manter a limpeza do local, além de fiscalizar e denunciar quem suja as vias públicas.

Com informações da ASCOM/PMSPA / Texto: Gabrielly Costa / Fotos: Ryu Rodrigues


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *