Navio MSC Preziosa chega ao Rio com 28 casos de Covid, diz secretaria

BÚZIOS CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Embarcação estava em Búzios, na Região dos Lagos. Empresa de cruzeiros divulgou nota confirmando casos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, todos os contaminados e as pessoas que tiveram contato com eles estão em isolamento a bordo.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que há 28 casos confirmados de Covid no navio MSC Preziosa, que atracou na manhã deste domingo (2) no Píer Mauá. A embarcação veio de Búzios, na Região dos Lagos.

A SMS afirmou que todos os infectados estavam isolados em setor específico da embarcação, com sintomas leves e boa evolução clínica e que foram coletadas amostras para sequenciamento genômico.

Navio que veio da Região dos Lagos com passageiros com sintomas de Covid chega ao Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todas as pessoas e quem teve contato com elas estão em isolamento a bordo. Os passageiros com casos positivos serão desembarcados em veículo seguro da empresa responsável pela embarcação e, se forem moradores do Rio de Janeiro ou cidades próximas, poderão cumprir isolamento em domicílio. Se forem residentes de fora do Rio de Janeiro serão isolados em hotéis específicos.

O Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde do Rio e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) farão uma investigação epidemiológica no navio.

MSC Cruzeiros diz que identificou casos de Covid em 0,6% do total da população bordo — Foto: Reprodução/TV Globo

“O Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (CIEVS) do município já recebeu e analisou o Livro Médico de Bordo e realizará a investigação epidemiológica em conjunto com a ANVISA assim que a embarcação estiver devidamente atracada, a fim de determinar o cenário epidemiológico da embarcação e tomar as medidas de prevenção e controle”, diz a nota da secretaria.

Na noite de réveillon, o navio ficou ancorado na Praia de Copacabana. Depois da virada do ano, ele seguiu direto para a cidade de Búzios, onde foram identificados os casos de Covid.

A empresa responsável pelo navio divulgou uma nota confirmando casos da doença a bordo.

Neste domingo, passageiros que esperavam para pegar o navio no Rio reclamavam do longo tempo de espera. De acordo com relatos, o embarque estava marcado para às 17h e foi antecipado para às 13h deste domingo, contudo, por volta das 18h20, os passageiros seguiam esperando.

A reportagem entrou em contato com a MSC Preziosa para saber sobre protocolos de desinfecção, limpeza e testagem da tripulação, mas, até a publicação desta matéria, não teve retorno.

“Identificamos um pequeno número de casos de COVID-19 entre as pessoas que estão a bordo do MSC Preziosa, que representa 0,6% do total da população bordo. Todos os casos são assintomáticos ou com sintomas leves” , diz um trecho da nota da empresa MSC Cruzeiros.

Anvisa recomenda suspensão de cruzeiros, mas libera embarque do MSC Preziosa
A Anvisa já recomendou que o Ministério da Saúde suspenda a temporada de cruzeiros no país após registros de casos da doença em dois navios que estavam em Santos e na Bahia no fim do ano.

Sobre o MSC Preziosa, a Anvisa disse que o desembarque dos passageiros foi iniciado após avaliação das autoridades de saúde da situação epidemiológica a bordo. A agência informou que há capacidade para 3.016 passageiros, em atendimento ao protocolo vigente e que a embarcação está no nível 3 do cenário epidemiológico.

De acordo com essa avaliação, os embarques neste domingo (2) estão autorizados. Caso haja alguma mudança do cenário epidemiológico, pode ser que novos embarques sejam proibidos e que o cruzeiro precise ser enterrado.

Autoridades da Saúde do Estado investigam 201 casos suspeitos da variante ômicron no RJ. O mapa de risco divulgado pela Saúde do Estado do Rio nesta sexta-feira (31) mostra que o estado segue com bandeira verde, risco muito baixo para transmissão da Covid.

Com informações do G1 – Por Marcelly Setúbal, GloboNews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *