Novo conselheiro tutelar de São Pedro da Aldeia toma posse

Novo conselheiro tutelar de São Pedro da Aldeia toma posse

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Convocação foi feita após o então presidente do órgão, Vitor Chaves, solicitar seu afastamento 

O Conselho Tutelar de São Pedro da Aldeia, que atua para defender e garantir os direitos de crianças e adolescentes, passa a contar com um novo conselheiro a partir desta segunda-feira (17/08). Ubirajara Ramos, conhecido como Bira Barenco, tomou posse no gabinete do prefeito, Cláudio Chumbinho, e vai atuar ao lado dos outros conselheiros empossados em janeiro deste ano, no quadriênio 2020-2023. A convocação do novo conselheiro foi feita após o então presidente do órgão, Vitor Chaves, solicitar o seu afastamento.

Novo conselheiro tutelar de São Pedro da Aldeia toma posse
Foto: Jefferson Viana

Na oportunidade, o prefeito Cláudio Chumbinho parabenizou os conselheiros aldeenses pelo trabalho desenvolvido no Conselho Tutelar. “Nós acompanhamos o trabalho sério que vem sendo feito em prol das nossas crianças e adolescentes, estamos de portas abertas para ajudar no que for possível. Agradeço o serviço e a dedicação de todos”, destaca.

Antes suplente, Ubirajara Ramos recebeu 181 votos na Eleição do Conselho Tutelar, realizada em 06 de outubro de 2019. O novo conselheiro afirma estar muito feliz com a oportunidade de desenvolver o papel e agradece a todos que votaram nele. “Já venho realizando um trabalho com as crianças da Secretaria de Educação, onde eu era coordenador das Escolas do Campo. Estou bastante entusiasmado; ter o Conselho Tutelar forte como ele está hoje e poder apoiar crianças e adolescentes é um trabalho muito bonito e gratificante”, declara.

Para a assinatura do termo de posse, também estiveram presentes a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciana Oliveira; o secretário de Governo, Eronildes Bezerra; a presidente do Conselho Tutelar, Bete Souza, e a conselheira Márcia Amaral.

O PROCESSO ELEITORAL

A eleição do Conselho Tutelar em São Pedro da Aldeia mobilizou mais de 110 servidores voluntários da Prefeitura Municipal, viabilizando a eleição em 17 locais de votação. Ao todo, foram utilizadas 31 urnas de lona para a votação por meio de cédulas. O voto foi facultativo e aberto para qualquer cidadão maior de 16 anos de idade, eleitor do município.

Dos 2.854 votos totalizados, quatro foram votos brancos e 17 nulos. A votação elegeu cinco conselheiros e cinco suplentes. A candidata classificada em sexto lugar, posição anterior a de Ubirajara, decidiu não tomar posse e assinou o termo de desistência.

O CONSELHO

O Conselho Tutelar é um órgão municipal, formado por membros eleitos pela comunidade para o mandato de quatro anos. Entre suas funções estão aplicar medidas protetivas à criança e ao adolescente, que tenham seus direitos ameaçados ou violados; fiscalizar as entidades de atendimento e encaminhar demandas ao Ministério Público ou ao Judiciário; assessorar no planejamento de políticas públicas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias; além de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos que envolvam os direitos de crianças e adolescentes.

Com informações da ASCOM/PMSPA / Por Gabrielly Costa / Foto: Jefferson Viana


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *