Prefeito Fábio do Pastel inaugura Ranchos de Pesca Rogério Oliveira de Souza na Baleia

Prefeito Fábio do Pastel inaugura Ranchos de Pesca Rogério Oliveira de Souza na Baleia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Cerimônia também marcou a entrega da sede da Associação de Pescadores Artesanais da Praia da Baleia

A sexta-feira (28/04) foi especial para os pescadores da Baleia. O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, inaugurou os Ranchos de Pesca Rogério Oliveira de Souza e a sede da Associação de Pescadores Artesanais da Praia da Baleia. Foram entregues 21 ranchos, construídos com recursos próprios da Prefeitura aldeense. A cerimônia reuniu autoridades municipais, representantes federais, pescadores e familiares.

Na oportunidade, o prefeito Fábio do Pastel comentou sobre a importância da obra para o bairro da Baleia e os cuidados que os pescadores devem ter com o espaço. “Em primeiro lugar, é nossa obrigação zelar pelos pescadores. É muito importante a entrega desses ranchos para a classe pesqueira. Esse é um momento de muita felicidade para a nossa gestão, por isso, fica aqui o meu pedido aos que trabalham aqui: cuidem do espaço, afinal, é importante sempre encontrar um local limpo e agradável”, comentou. 

O vice-prefeito Julio Queiroz relembrou o homenageado e ex-presidente da Associação, Rogério Oliveira de Souza (in memorian).  “Rogério foi uma pessoa visionária, que sempre batalhou pelos direitos dos pescadores. Ele foi uma pessoa muito querida, e acredito que se estivesse aqui, ele ficaria muito realizado com a obra”, afirmou.

O prefeito Fábio do Pastel. Foto: Robson Cruz

Rogério Oliveira de Souza era pescador, ex-presidente e um dos fundadores da Associação de Pescadores da Baleia. Sua família, incluindo a viúva Zenilda Salvador, participou da cerimônia. Emocionada, Zenilda agradeceu a homenagem. “Meu marido lutou muito para que esse rancho fosse construído. Tenho certeza que ele estaria muito feliz em poder ver a obra concluída”, declarou. 

O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, também celebrou a inauguração. “A entrega dos ranchos é extremamente gratificante. São Pedro da Aldeia é um município que vive da pesca, ela é uma parte importante da nossa economia que impulsiona o desenvolvimento. A nossa gestão valoriza o pescador artesanal e a inauguração dessa obra é uma das nossas iniciativas”, disse. 

A viúva Zenilda Salvador participou da cerimônia. Foto: Robson Cruz

O presidente da Associação de Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Paulo César Gonçalves, ressaltou a luta da classe pesqueira e agradeceu à gestão municipal pela realização da obra. “A classe pesqueira está muito feliz, porque essa foi uma luta de anos. A pesca é o nosso sustento e a Lagoa de Araruama é a nossa casa. Agora, o pescador tem a condição e o espaço para guardar o seu material. É uma honra também termos aqui a sede da nossa Associação, que tanto reivindicamos, então poderemos receber pescadores de outras localidades para fazermos as nossas reuniões. Agradecemos a gestão municipal, e em especial, ao prefeito Fábio do Pastel, pois ele realizou um sonho antigo da nossa associação”, destacou.

O evento teve um momento simbólico de assinatura do termo de permissão de uso com o pescador Ricardinho. Ao todo, os ranchos de pesca irão beneficiar 30 pescadores associados. 

Fábio do Pastel e pescador Adão, fotografado por Mario Marcio. Foto: Robson Cruz

Também estiveram presentes na cerimônia o Secretariado Municipal, o chefe de gabinete, Moisés Batista, o presidente da Câmara Municipal, vereador Denilson Guimarães, o vice-presidente da Casa Legislativa, vereador Franklin da Escolinha e os vereadores Mislene, Chiquinho de Dona Chica, Chimbiu, Fernando Mistura, Vitinho de Zé Maia, Jean Pierre e Marcio Soares. A solenidade contou, ainda, com a participação da representante do Ministério da Pesca e Aquicultura, superintendente substituta do Rio de Janeiro, Maria Paula Almeida. 

Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *