2º Encontro Azul de Conscientização do Autismo

Prefeitura de São Pedro da Aldeia promove 2º Encontro Azul de Conscientização do Autismo

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Lema do encontro é “Mais informação e menos preconceito”

Começou, na quinta-feira (27/04), o 2º Encontro Azul de Conscientização do Autismo, direcionado ao público de servidores das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, além de estudantes de nível superior e familiares de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento, que tem como lema “Mais informação e menos preconceito”, promove palestras e mesas de discussões. O encontro continua nesta sexta-feira (28/04), na Câmara de Vereadores.

Foto: Renato Fulgoni

O prefeito Fábio do Pastel abriu o primeiro dia de encontro e parabenizou a organização, destacando os esforços da Gestão Municipal em oferecer serviços diferenciados, como a implementação da APAE e a estruturação de um novo espaço para a Escola Municipal de Educação Especial (EMESPP), que encontra-se em fase de licitação, além da futura construção da Clínica Escola do Autista, pelo Governo Estadual. “Estamos sempre envolvidos quando se fala em saúde, em cuidar de pessoas. É um desafio e um sonho melhorar a qualidade de vida de cada cidadão aldeense”, comentou o prefeito.

Foto: Renato Fulgoni

A secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, deu boas-vindas a todos os presentes e classificou o dia como produtivo e importante, com estudo de parâmetros para dar visibilidade ao cidadão que necessite de cuidados diferenciados. “Nosso governo tem um olhar especial e humano para questões importantes em relação aos cuidados em saúde, para cuidar, incluir e receber bem todos os usuários do SUS”, disse a secretária, que lembrou, ainda, o apoio da vereadora Mislene para a viabilização de tratamento odontológico com sedação à pacientes com deficiência e pediátricos.

Foto: Renato Fulgoni

Representando o Poder Legislativo, a vereadora Mislene Conceição dos Santos comentou sobre a felicidade de participar do evento e as conquistas da cidade em busca de inclusão. Já a secretária adjunta da Atenção Primária, Izilda Amaro, enfatizou a oportunidade dos servidores da Saúde de se capacitarem para melhor acolher o usuário e serem os multiplicadores de informações tão necessárias para o cuidado assertivo ao paciente e seus familiares.

Foto: Renato Fulgoni

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Thalisia dos Santos, agradeceu a colaboração das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, além de todos os envolvidos na promoção do encontro.

Após os discursos de abertura, a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Autismo da UFF e vice-presidente da Associação Azul, Diana Negrão Cavalcanti, ministrou a palestra sobre os conceitos fundamentais do TEA e a educação em uma visão transdisciplinar para desenvolver o indivíduo em todas as fases.

Foto: Renato Fulgoni

O tema “Estabilização clínica da pessoa com TEA” finalizou a tarde, com apresentação do psiquiatra e mestre em medicina, Caio Abujadi, que destacou a complexidade de se fechar um diagnóstico de autismo e os desafios da educação a esses indivíduos, com a necessidade de se mudar o olhar, buscando confiança e intimidade, tão necessárias para o relacionamento de qualquer pessoa.

Foto: Renato Fulgoni

Com informações da ASCOM/PMSPA

Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *