Prefeitura aldeense entrega novas instalações do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica

Prefeitura aldeense entrega novas instalações do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Espaço tem dois banheiros e duas duchas para oferecer suporte à Educação Ambiental

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia deu início à Semana do Meio Ambiente nesta segunda-feira (05/06), com a entrega das novas instalações do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica aldeense e apresentação da Trilha do Frade. O local agora conta com um espaço adequado para oferecer suporte à Educação Ambiental e ao Ecoturismo. 

Foto: Renan Freitas

Representando o prefeito Fábio do Pastel, o vice-prefeito Julio Queiroz comentou sobre a conscientização ambiental. “Quero agradecer a todos que estão presentes aqui. O ponto mais importante no dia de hoje é fazer as crianças terem consciência sobre a preservação do meio ambiente. Para mim, ver a união entre a Associação de Moradores da Colina, o poder público e a própria comunidade é fundamental para o desenvolvimento do bairro e, consequentemente, do município”, disse. 

Foto: Renan Freitas

O secretário da pasta, Mario Flavio Moreira, celebrou a entrega das instalações realizada no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. “Esse é um dia para comemorarmos. É um momento emblemático, pois estamos reativando o circuito de trilhas e colocamos nova estrutura de apoio para os visitantes. O parque é importante para o município aldeense, por ser remanescente da Mata Atlântica. Agradeço a gestão do prefeito Fábio do Pastel por ter essa consciência de preservar a natureza do nosso município”, afirmou.

A sede do Parque Municipal é a casa do Pau-Brasil, que existe desde 2005. Ela foi criada por voluntários, entre eles, o ambientalista Geremias Lima. Responsável por replantar mudas de pau-brasil e outras espécies nativas no morro do Frade, o voluntário tem longa história com o espaço e se demonstrou grato à ampliação de estrutura do Parque Municipal. “A palavra de hoje é gratidão, este momento foi muito esperado. Agradeço ao prefeito Fábio do Pastel, ao secretário Mario Flavio e toda a sua equipe, por todo o empenho e demonstração de apoio. A nossa flora é muito rica, principalmente em árvores medicinais. Então é importante preservar essa área tão especial”, declarou.

Foto: Renan Freitas

Além de ambientalista, Geremias também faz esculturas utilizando, em sua maioria, o pau-brasil. Planta nativa da Mata Atlântica, a espécie foi ostensivamente utilizada como moeda de escambo pelo antigo Império Português, durante os anos de 1500 a 1530, ao chamar a atenção por sua intensa cor vermelha, considerada ideal para tingir tecidos. 

Na oportunidade, a população aldeense também pôde conferir as novas instalações. Beatriz Nascimento é dona de casa, moradora da Colina, e ficou entusiasmada com as novas instalações. “É um sonho que se torna realidade, moro próximo ao parque há anos. Geremias sempre falava sobre o espaço, ele cuidava sem ter apoio. Mas, hoje, o prefeito dá atenção a essa área. Estou muito feliz pelo dia de hoje”, disse.

Foto: Renan Freitas

Após apresentar as novas instalações, o secretário da pasta conduziu os participantes à Trilha do Frade. Com 1.250 metros de extensão e 193 metros de altitude, o percurso tem duração de 1h30min e tem dificuldade moderada. Além disso, o trajeto é composto por diversas espécies nativas da Mata Atlântica, como o araçá. Devido a sua extensão, os visitantes têm uma visão paradisíaca do município aldeense e de outras localidades.

Também estiveram presentes no evento a secretária de Turismo, Cláudia Tinoco, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro, e o secretário de Fazenda, Renaldo Martins, o presidente da Associação dos Moradores da Colina, Fábio Gleison, a diretora-presidente da Grupo Escoteiro São Pedro da Aldeia (GESPA), Simone Giampaoli, e integrantes da Defesa Civil.    

Foto: Renan Freitas

Com informações da ASCOM/PMSPA

Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *