Centro Histórico

Prefeitura de São Pedro da Aldeia realiza tour pelo Centro Histórico da cidade

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Iniciativa irá acontecer às sextas-feiras, sábados e feriados. A iniciativa irá acontecer todas as sextas-feiras, sábados e feriados, às 16h

Os turistas e moradores de São Pedro da Aldeia que estão buscando conhecimento e lazer na cidade já podem contar com um novo atrativo oferecido de forma gratuita pelo Governo Municipal. A Secretaria Municipal de Turismo deu início ao tour mediado pelo Centro Histórico da cidade. O percurso tem início na Igreja Matriz da Praça Agenor Santos e passa pelos pontos célebres da memória aldeense, como o Canhão do século XVI e a Casa dos Azulejos. A iniciativa irá acontecer todas as sextas-feiras, sábados e feriados, às 16h, sem necessidade de agendamento prévio, a depender da condição climática.

Foto: Renato Fulgoni

No lançamento do Tour Histórico, estiveram presentes a secretária de Turismo, Claudia Tinoco, os turismólogos Alexandre Martins, Raquel Sampaio e Isabella Nogueira, as monitoras do percurso, Gabryella Moraes e Monique Marques, o pesquisador Geraldo Luiz Ferreira, bem como moradores da cidade e visitantes. Uma família de turistas do Chile, que estava visitando a cidade, também acompanhou o lançamento do tour.

Foto: Renato Fulgoni

Para o escritor e pesquisador da história aldeense, Geraldo Luiz Ferreira, a iniciativa enriquece o turismo e a cultura de São Pedro da Aldeia. “Como um pesquisador da nossa história, fiquei muito feliz ao constatar que turistas e moradores recentes, além do interesse em desfrutar das oportunidades de descanso e lazer que lhes oferecemos, também demonstram uma grande curiosidade em conhecer o nosso processo de desenvolvimento urbano e a nossa cultura. Tal fato é muito importante e está a revelar um salutar sentimento de ‘pertencimento e identidade’ dos sempre bem-vindos forasteiros em relação à nossa terra. Parabéns à secretária de Turismo, Claudia Tinoco, e à sua equipe pela iniciativa e pelo trabalho realizado”, disse.

O tour com instrutor para o público tem início na Igreja Matriz da Praça Agenor Santos. Construída com materiais rochosos e óleos de animais pelos Jesuítas no século XVII e finalizada no século XVIII, a Igreja Matriz de São Pedro é uma das primeiras igrejas jesuítas com registro no Brasil e teve muita importância no desenvolvimento da história da região. A paróquia foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938 e continua ativa até os dias de hoje, com realizações de missas ao longo da semana e casamentos.

Foto: Renato Fulgoni

Após a visita à Igreja Matriz, o público tem a oportunidade de conhecer mais sobre a história do Cemitério da Irmandade, localizado ao lado da paróquia. Com a criação da Irmandade do Santíssimo Sacramento em 1840, iniciou-se a construção do cemitério, que foi concluído em meados do século XIX.

Foto: Renato Fulgoni

O Canhão do século XVI também é um dos pontos apresentados pelo tour. Trazido para a cidade no século XVII com o objetivo de alertar o Forte São Mateus, de Cabo Frio, acerca das invasões de piratas e corsários franceses, holandeses e ingleses, a peça de artilharia ficava localizada na Praia do Sudoeste, no local onde hoje é chamado de “Ponta da Peça”. Atualmente, o canhão é um dos principais pontos turísticos da cidade e está localizado na Praça Doutor Plínio de Assis Tavares, no Centro.

Foto: Renato Fulgoni

Descendo um pouco mais a Avenida São Pedro, o Tour Histórico apresenta a Casa dos Azulejos, imóvel em estilo colonial que também teve participação na história do Brasil. Em 1868, a Princesa Isabel se hospedou no local com o seu marido, Gastão de Orléans, o Conde d’Eu, durante visita à região. A residência foi construída em 1847 pelo fazendeiro português Feliciano Gonçalves Negreiro e recebeu um revestimento de azulejos fabricados em Portugal na mesma época. A Casa dos Azulejos possui 16 dependências, pátio interno com cisterna, quintal e um acesso à Lagoa de Araruama, que se dá por uma escadaria e um portal também em estilo colonial.

Foto: Renato Fulgoni

O coordenador cultural do Coletivo Jovens Diferenças, Diogo Martins, participou do tour e falou sobre o projeto. “Acho incrível essa iniciativa da Secretaria de Turismo de estar apresentando aos nossos moradores e visitantes os nossos pontos turísticos e históricos. É sempre bom conhecer mais do lugar onde se vive, sou morador do bairro Porto da Aldeia e gostei muito do passeio”, ressaltou.

Foto: Renato Fulgoni

Ao fim do trajeto, os participantes são guiados até a Praça Hermógenes Freire da Costa para o momento de contemplação do pôr do sol na Praia do Centro, um dos cartões postais da cidade e um forte símbolo do turismo em São Pedro da Aldeia. 

Com informações da ASCOM/PMSPA

Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *