Projeto reúne músicos em noite de jam session em São Pedro da Aldeia

Projeto reúne músicos em noite de jam session em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Primeira edição do “Sal dá Jazz” movimentou a praça Hermógenes Freire da Costa; projeto da Secretaria de Cultura acontecerá mensalmente 

Os músicos amantes da improvisação e de estilos jazzísticos tiveram a oportunidade de mostrar os seus talentos na primeira edição do projeto “Sal dá Jazz”, que aconteceu na noite desta quinta-feira (08) em São Pedro da Aldeia. A jam session reuniu mais de 10 artistas locais, entre cantores e instrumentistas, que se revezaram nas apresentações na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro. A iniciativa é uma realização inédita da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e acontecerá uma vez por mês. 

No repertório, destaque para os maiores standards do jazz, da bossa nova e da Música Popular Brasileira (MPB), passando por clássicos de artistas de renome nacional e internacional, como Tom Jobim, Frank Sinatra e George Michael. Quem passou pela praça pôde curtir o som de Edson Gomes (saxofone), Vladimir Wischansky (baixo), Jorge Amorim (bateria) e Juan Manuel Huenulef (teclado), além das participações especiais de instrumentistas convidados e dos cantores Brenda Jackson, Vivia Máris, Carla Paz, Donati Fogaça e Raony Alves. 

Músico por formação, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou a importância do projeto em prol da valorização dos artistas locais. “São Pedro da Aldeia tem muitos artistas talentosos que produzem música de altíssima qualidade e esse projeto foi pensado exatamente no sentido de abrir espaço para eles, promovendo, ao mesmo tempo, o acesso à arte para toda a população. A ideia é reunir os ouvintes e admiradores dos estilos de jazz, sem esquecer das nossas raízes históricas, que é a nossa cultura do sal. Por isso, o nome ‘Sal dá Jazz’”, ressaltou Thiago, que também fez participações especiais na programação a frente do piano. 

A iniciativa é viabilizada pelo Edital de Chamamento Público nº 12/2022, que abriu inscrições para a seleção e contratação de artistas de diversos segmentos, incluindo bandas e grupos musicais. O saxofonista Edson Gomes foi um dos artistas contemplados no processo de seleção. “Esse projeto é um grande incentivo à cultura de música instrumental. A gente já se apresenta no Rio e em outras cidades do estado, mas sentíamos falta desse tipo de evento na cidade. É uma oportunidade de podermos tocar em um espaço bacana, com outros músicos e com um público que admira esse tipo de trabalho. Isso é muito importante, porque valoriza o artista daqui e traz também um outro tipo de turista para São Pedro da Aldeia”, ressaltou. 

Moradores há dois anos e meio de São Pedro da Aldeia, o casal Ruth Brasil e Daniel Evangelista, acompanharam as apresentações e enalteceram a iniciativa. “Viemos de São Gonçalo e sempre frequentamos eventos culturais, de arte e música. É muito bom ver que aqui em São Pedro da Aldeia a prefeitura tem trazido novos projetos e estimulado a movimentação cultural. Estamos gostando muito”, comentou Ruth. 

A próxima apresentação do projeto Sal dá Jazz está marcada para o dia 29 de setembro, na Praça Hermógenes Freire da Costa, a partir das 19h. As jam sessions são abertas a qualquer músico que tenha interesse em participar. 

ASCOM/PMSPA
Texto: Raíra Morena

Fotos: Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *