REGIÃO DOS LAGOS – Bancos de Sangue fazem alerta de estoque baixo para atender Região do Lagos

Locais que recebem doações em Rio Bonito e Cabo Frio precisam de voluntários.

 

O hemocentro de Rio Bonito (RJ) e de Cabo Frio, que atende a toda a Região dos Lagos, estão em alerta por conta do estoque baixo de sangue nas unidades. A preocupação durante o verão é maior, já que o número de acidentes cresce e, consequentemente, também aumenta o número de transfusões.

Hemocentros do interior do Rio fazem um alerta de estoque baixo e solicitam doações de sangue — Foto: Kleide Teixeira/Secom-PB/Divulgação

De acordo com dados levantados pelo Hemonúcleo de Rio Bonito, apenas três pessoas doam sangue por dia, quando o ideal para atender a demanda é de 12 a 15 pessoas.

No Hemocentro da Região dos Lagos, que fica em Cabo Frio, os estoques de sangue dos tipos A negativo, B positivo e O negativo estão zerados.

O local atende cerca de 30 unidades de saúde, e segundo a administração do Hemocentro, apenas uma pessoa tem doado sangue por dia, quando o número ideal para o local é de 18.

Saiba como doar

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde e descanso e ter entre 16 e 69 anos (menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal; maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos).

O doador deve pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado no dia da doação, apresentar documento oficial de identidade com foto, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade, não estar utilizando medicamentos, não estar resfriado ou com gripe, não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses e não estar grávida ou amamentando.

Outras determinações médicas não permitem a doação como a doença de Chagas, sífilis, malária ou aids.

O Hemonúcleo de Rio Bonito funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h30, e fica na Rua Martinho de Almeida, nº 222.

Já a sede do Hemolagos fica na Rua Barão do Rio Branco, nº 88, no bairro da Passagem, em Cabo Frio. O local funciona de segunda a sexta, das 8h às 13h.

 

Fonte G1/Inter TV






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *