SÃO PEDRO DA ALDEIA – Incêndio atinge área de preservação ambiental em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Chamas atingiram área do bairro Sapeatiba Mirim nesta segunda-feira (20). Território afetado corresponde a 300 campos de futebol, diz Defesa Civil.

Um incêndio atingiu uma área de preservação ambiental em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, nesta segunda-feira (20). De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram próximo à uma fazenda e chegou até a área localizada na Serra de Sapiatiba.

Segundo a Defesa Civil, o incêndio afetou um território que corresponde a 300 campos de futebol.  De acordo com Marcus Dothavio, coordenador dá Defesa Civil, o grupamento está monitorando os focos de incêndio caso voltarem acionaremos nosso plano de emergência em parceria com o Corpo de Bombeiros, Marinha e Prolagos. Os telefones, caso os moradores identifiquem algum foco de incêndio são (22) 26216054 ou 199.

O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Guarda Ambiental levaram cerca de cinco horas para conter as chamas. Foram gastos mais de 800 mil litros de água, além de dois helicópteros da Marinho e caminhões de água na ação. A concessionária de abastecimento de água Prolagos também ajudou a fazer o trabalho de rescaldo durante a tarde desta segunda.

As chamas atingiram espécies nativas, como ipês e aroeiras, além de animais, segundo a Defesa Civil.

A reportagem do Jornal Notícias de São Pedro da Aldeia conversou com Marcus Dothavio, coordenador dá Defesa Civil.  

Renato Cosme Fulgoni – Qual foi a maior dificuldade para combater esse incêndio dessa segunda-feira?

Marcus DothavioA maior dificuldade encontrada pelas equipes que atuaram foi o acesso aos focos de incêndio porque tivemos muita dificuldade de chegar com água no local aí temos que combater com abafadores e bombas costais, que são aquelas que são carregadas nas costas dos militares, tivemos que fazer esse trabalho individual e foram aproximadamente 40 homens do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Guarda Ambiental fazendo esse trabalho.  Então, a uma maior dificuldade foi a gente chegar aos locais dos maiores focos de incêndio. Mas, conseguimos combater todos os focos em 6h e fomos elogiados pelo comando do Corpo de Bombeiros que foi uma área muito grande, com cerca de 300 hectares aproximadamente e a gente através do nosso plano de contingência da Defesa Civil e rapidamente com a parceria do Corpo de Bombeiro, Guarda Ambiental e a Prolagos, apoiando com 3 caminhões pipas da água, a gente fez esse trabalho dividindo as equipes para poder combater em vários locais ao mesmo tempo.  Conseguimos com sucesso controlar o incêndio e aproveitando para de deixar bem claro que estamos monitorando todos os locais que teve focos de incêndio e a gente vai está monitorando 24 horas, pois o incêndio pode voltar devido a estiagem, e para a população pedimos ajuda para monitorar pois a estiagem deve durar por mais de 10 dias. Os telefones de contato são (22) 26216054 ou 199.

Fonte G1/Inter TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *