Segurança Pública fiscaliza fechamento do comércio

Segurança Pública fiscaliza fechamento do comércio às 22h, em Cabo Frio

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Medida é regulada pelo decreto 6.205 que traça estratégias para conter o avanço do coronavírus

Agentes das secretarias de Segurança Pública, de Posturas e da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio realizaram nesta terça-feira (17) uma operação noturna de orientação aos comerciantes sobre as estratégias para a contenção do Covid-19. A ação contou com o apoio da Polícia Militar. 

Segurança Pública fiscaliza fechamento do comércio

Cerca de 15 agentes municipais percorreram o Boulevard Canal, Centro, Peró, Passagem, Praia do Forte e a Rua Porto Alegre orientando os comerciantes sobre a necessidade do fechamento às 22h. A medida é regulamentada pelo decreto 6.205, de 16 de março de 2020. 

Ação dos agentes de Segurança Pública encontraram aproximadamente 20 estabelecimentos abertos

A ação teve início às 21h30 e foi até 1h. Os agentes encontraram aproximadamente 20 estabelecimentos abertos, o que descumpre o decreto. Eles foram orientados a fechar as portas conforme prevê a norma municipal.  

 “Neste momento a palavra é prevenção. Faremos rondas diárias para fiscalizar o cumprimento desta medida tão importante para combater o avanço do vírus na cidade”

Disse Jorge Marge,  secretário de Segurança Pública.

Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: é crime previsto no artigo 268 do Código Penal. A pena prevista é de detenção de um mês a um ano e multa. A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

Além disso, o artigo 330 do mesmo código afirma que desobedecer a ordem legal de funcionário público também é crime, passível de detenção de 15 dias a seis meses e multa. 

Medidas previstas no decreto 

Estão suspensas pelo prazo de 30 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo prazo em caso de necessidade, a realização de eventos e atividades com aglomeração de pessoas. Os serviços de alimentação como restaurantes, quiosques, lanchonetes, food trucks e bares, casas de festas e de shows deverão adotar medidas de prevenção para conter a disseminação do vírus como disponibilizar álcool gel 70% na entrada do estabelecimento para uso dos clientes; aumentar a frequência da higienização das superfícies; organizar as mesas com distância mínima de um metro entre elas e manter ventilados ambientes de uso dos clientes. Além disso, deverão encerrar as atividades até as 22h. 

Fonte Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *