O percurso tem início às 16h, na Igreja Matriz da Praça Agenor Santos, e passa pelos pontos célebres da memória aldeense

Tour Histórico de São Pedro da Aldeia terá edição especial neste sábado (18)

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O percurso tem início às 16h, na Igreja Matriz da Praça Agenor Santos, e passa pelos pontos célebres da memória aldeense

O Tour Histórico gratuito oferecido pela prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Turismo, terá uma edição especial neste sábado (18/11). A iniciativa irá apresentar o pesquisador e memorialista Geraldo Luís Ferreira, que enriquecerá o trajeto com informação e seu vasto conhecimento da história aldeense. O percurso tem início às 16h, na Igreja Matriz da Praça Agenor Santos, e passa pelos pontos célebres da memória aldeense, como o Canhão do século XVI e a Casa dos Azulejos. Não há necessidade de inscrição ou agendamento. 

A secretária de Turismo, Claudia Tinoco, falou sobre a edição especial do Tour Histórico. “A nossa Secretaria não poderia deixar de homenagear esse grande pesquisador e memorialista que ajuda a contar a história de São Pedro da Aldeia. Essa edição especial do Tour Histórico, com participação do Sr. Geraldo Ferreira será enriquecida por todo percurso com narrativas das lendas locais. Será uma ótima oportunidade para todos conhecerem um pouco mais da história da nossa cidade”, afirmou.

Foto: Renato Fulgoni

O tour com instrutor para o público tem início na Igreja Matriz da Praça Agenor Santos. Construída com materiais rochosos e óleos de animais pelos Jesuítas no século XVII e finalizada no século XVIII, a Igreja Matriz de São Pedro é uma das primeiras igrejas jesuítas com registro no Brasil e teve muita importância no desenvolvimento da história da região.

Foto: Renato Fulgoni

O Canhão do século XVI também é um dos pontos apresentados pelo tour. Trazido para a cidade no século XVII com o objetivo de alertar o Forte São Mateus, de Cabo Frio, acerca das invasões de piratas e corsários franceses, holandeses e ingleses, a peça de artilharia ficava localizada na Praia do Sudoeste, no local onde hoje é chamado de “Ponta da Peça”. 

Foto: Renato Fulgoni

Descendo um pouco mais a Avenida São Pedro, o Tour Histórico apresenta a Casa dos Azulejos, imóvel em estilo colonial que também teve participação na história do Brasil. Em 1868, a Princesa Isabel se hospedou no local com o seu marido, Gastão de Orléans, o Conde d’Eu, durante visita à região.

Foto: Renato Fulgoni

O Tour Histórico é gratuito e acontece sempre aos sábados e feriados, a partir das 16h, com início na Igreja Matriz de São Pedro, sem necessidade de agendamento prévio.

Com informações da ASCOM/PMSPA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM realiza apreensão de entorpecentes em São Pedro da Aldeia
Operação em São Pedro da Aldeia resulta na detecção e apreensão de …
Exposição de artesanato movimenta Casa da Cultura em São Pedro da Aldeia
A exposição foi prorrogada até o dia 10 de maio e a …
Curta-metragem sobre o Pau-brasil será lançado em Cabo Frio
No elenco: atores, historiadores, biólogos e até músicos ajudam a contar como …
Currículos profissionais podem ser entregues até terça em São Pedro da Aldeia
Vagas são para camareira, funileiro e soldador. Centro de Atendimento ao Trabalhador …
Participe da 2ª Caminhada Azul em São Pedro da Aldeia
O evento conta com apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia …
Governo do Estado regulamenta carga horária de professores de 18 para 30 horas semanais
Governador Cláudio Castro autorizou a migração voluntária de até 5 mil cargos
PM detém homem por adulteração de sinal identificador de veículo automotor em Araruama
Ação da Moto Patrulha em Araruama resulta na apreensão de motocicleta sem …
Escritor Renato Fulgoni participa do Sarau da Lei em Casimiro de Abreu
O escritor Renato Fulgoni, a Livraria da Aldeia e a Aldeia Editora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *