FLIC Mac

Escritora Rosana Silva Encanta Público no Festival de Literatura e Cultura de Macaé (FLIC Mac)

CIDADES LITERATURA LITERATURA MACAÉ REGIÃO DOS LAGOS

A talentosa escritora Rosana Silva, que participou do festival por dois dias, expondo seus livros no Espaço do Autor

No período de 7 a 11 de novembro, o Parque de Exposição Latiff Mussi, em Macaé, foi palco do aguardado Festival de Literatura e Cultura de Macaé (FLIC Mac). Com uma programação intensa que contou com a presença de renomados autores como Thalita Rebouças, MV Bill, João Diamante, Conceição Evaristo e Julio Emílio, o evento não apenas celebrou os grandes nomes da literatura, mas também abriu espaço para escritores anônimos e independentes, que muitas vezes carecem de visibilidade.

Dentre os participantes, destacou-se a presença da talentosa escritora Rosana Silva, que participou do festival por dois dias, expondo seus livros no Espaço do Autor. Rosana ficou encantada com a receptividade do público e compartilhou suas experiências marcantes durante o evento.

Em meio ao FLIC Mac, o Espaço do Autor proporcionou um ambiente íntimo e acolhedor, situado dentro da tenda de livros intitulada “Conexão de Saberes”. Ali, os visitantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com os escritores, conhecendo suas obras e, em alguns casos, até mesmo estabelecendo vínculos pessoais. A emoção dos leitores ao adquirir livros autografados era evidente, expressando orgulho por terem um exemplar com a assinatura do próprio autor.

Um episódio particularmente inspirador foi protagonizado por Eduarda (Duda), uma encantadora menina de 9 anos que, junto com sua mãe, apresentou o livro “Vida”, escrito por ela aos 7 anos. A presença de Duda despertou o interesse de outras crianças, que questionavam se também poderiam escrever um livro. O estímulo e encorajamento oferecidos pelos escritores foram fundamentais, incentivando novos talentos.

Rosana Silva compartilhou suas experiências inesquecíveis, destacando a diversidade de visitantes, desde alunos educados e professores incentivadores até adultos em busca de novas oportunidades de aprendizado. Uma senhora que estava estudando através do Youtube emocionou a escritora ao demonstrar interesse na leitura, resultando em uma interação calorosa e uma dedicatória especial em um livro de contos.

A escritora também ressaltou a surpreendente receptividade do público em relação aos livros de poesia, inclusive entre os mais jovens. Um professor de ciências expressou a intenção de utilizar os poemas do livro “Ecologicamente Poético”, publicado pela Aldeia Editora, como uma forma inovadora de abordar temas científicos em sala de aula.

Além do sucesso entre os autores independentes, o FLIC Mac contou com o apoio constante da Secretaria de Educação, representada pela dedicada Leandra Lopes e sua equipe. Os ônibus escolares trouxeram estudantes animados para aproveitar as diversas atrações, que incluíam a compra de livros, contação de histórias, batalha de robôs, bate-papo com escritores, fotos com personagens, apresentações teatrais, musicais e muito mais.

Rosana Silva encerrou sua participação no FLIC Mac com uma sugestão construtiva para futuras edições: tornar o evento ainda mais inclusivo, com a inclusão de estantes específicas para livros destinados a crianças com necessidades especiais e uma maior oferta de romances direcionados a adolescentes.

Em meio a lembranças de adiamentos devido a fortes chuvas, que inundaram a cidade e causaram alagamentos, o FLIC Mac se revelou um sonho realizado para Macaé. Que a literatura e a arte continuem a prosperar, promovendo momentos calorosos e agradáveis para a comunidade.

Que venham mais iniciativas como a FLIC Mac, celebrando o universo rico e diversificado da literatura. O evento não apenas ofereceu uma plataforma para escritores emergentes, mas também proporcionou encontros memoráveis entre autores e leitores, reforçando o papel transformador da literatura na vida das pessoas.

LITERATURA

Escritor Renato Fulgoni participa do Sarau da Lei em Casimiro de Abreu
O escritor Renato Fulgoni, a Livraria da Aldeia e a Aldeia Editora …
ALACAF na Cidade Imperial: Cabo Frio Brilha no Flipetrópolis
A Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF) marcará presença …
Promoção Imperdível na Livraria da Aldeia: “Machado, Euclides e Outros Monstros” por Apenas R$13,99!
A Livraria da Aldeia está com uma oferta imperdível para os aficionados …
Cultura aldeense realiza sarau literário nesta quinta-feira (18)
Programação será na Biblioteca Municipal com a presença de autores locais. Entre …
Destaque na Livraria da Aldeia: “História de uma Viagem Para Se Encantar” por Apenas R$15,99
A leitura é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal que estimula a …

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM realiza apreensão de entorpecentes em São Pedro da Aldeia
Operação em São Pedro da Aldeia resulta na detecção e apreensão de …
Exposição de artesanato movimenta Casa da Cultura em São Pedro da Aldeia
A exposição foi prorrogada até o dia 10 de maio e a …
Curta-metragem sobre o Pau-brasil será lançado em Cabo Frio
No elenco: atores, historiadores, biólogos e até músicos ajudam a contar como …
Currículos profissionais podem ser entregues até terça em São Pedro da Aldeia
Vagas são para camareira, funileiro e soldador. Centro de Atendimento ao Trabalhador …
Participe da 2ª Caminhada Azul em São Pedro da Aldeia
O evento conta com apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia …
Governo do Estado regulamenta carga horária de professores de 18 para 30 horas semanais
Governador Cláudio Castro autorizou a migração voluntária de até 5 mil cargos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *