Um defensor do SUS na Secretaria de Saúde de Cabo Frio

Com atuação em defesa da saúde pública, Felipe Fernandes fala em humanizar e ampliar atendimento

A ampliação da rede de atendimento e a melhoria na qualidade dos serviços prestados pela rede de Saúde de Cabo Frio, prioridades estabelecidas pelo prefeito eleito José Bonifácio, terão, a partir de janeiro, o olhar do psicólogo e pesquisador de saúde pública Felipe Fernandes. O futuro secretário de Saúde afirma que as prioridades são a humanização do atendimento e uma atuação responsável frente à pandemia da Covid-19.

“O Sistema Único de Saúde é o maior meio de acesso à saúde pública existente. Trabalhar por ele é o melhor caminho para salvaguardar a vida da nossa população, principalmente daqueles que mais precisam”, pontua Felipe.

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também cursa mestrado em Psicologia e realiza pesquisas na área de saúde pública, Felipe tem experiência no atendimento à saúde mental. Atuou em grupos voltados para jovens em situação de medida socioeducativa, pessoas em situação de rua e população negra.

“A humanização no atendimento deverá começar pela gestão, até chegar às unidades de saúde. Precisamos melhorar a atenção primária, através das Estratégias de Saúde da Família (ESFs), para, além de tratar doenças, também prevenir e promover uma melhor qualidade de vida da população”, afirma ele.

Felipe explica que a equipe de transição do futuro governo está realizando um diagnóstico das ESFs já existentes, com o objetivo de ampliar e melhorar as equipes e as unidades existentes.

“Estamos observando o que cada unidade precisa para funcionar plenamente, tanto na parte técnica como na parte estrutural”, explicou.

Sobre a pandemia do novo coronavírus, a orientação é promover as ações necessárias para controlar a proliferação da doença e frear o índice de contaminações e mortes.

“O caminho é evitar aglomerações, promover a testagem da população, higienizar espaços de maior circulação e aumentar o número de leitos disponíveis”, enumera o futuro secretário de Saúde de Cabo Frio.


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *