Um defensor do SUS na Secretaria de Saúde de Cabo Frio

Um defensor do SUS na Secretaria de Saúde de Cabo Frio

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Com atuação em defesa da saúde pública, Felipe Fernandes fala em humanizar e ampliar atendimento

A ampliação da rede de atendimento e a melhoria na qualidade dos serviços prestados pela rede de Saúde de Cabo Frio, prioridades estabelecidas pelo prefeito eleito José Bonifácio, terão, a partir de janeiro, o olhar do psicólogo e pesquisador de saúde pública Felipe Fernandes. O futuro secretário de Saúde afirma que as prioridades são a humanização do atendimento e uma atuação responsável frente à pandemia da Covid-19.

“O Sistema Único de Saúde é o maior meio de acesso à saúde pública existente. Trabalhar por ele é o melhor caminho para salvaguardar a vida da nossa população, principalmente daqueles que mais precisam”, pontua Felipe.

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também cursa mestrado em Psicologia e realiza pesquisas na área de saúde pública, Felipe tem experiência no atendimento à saúde mental. Atuou em grupos voltados para jovens em situação de medida socioeducativa, pessoas em situação de rua e população negra.

“A humanização no atendimento deverá começar pela gestão, até chegar às unidades de saúde. Precisamos melhorar a atenção primária, através das Estratégias de Saúde da Família (ESFs), para, além de tratar doenças, também prevenir e promover uma melhor qualidade de vida da população”, afirma ele.

Felipe explica que a equipe de transição do futuro governo está realizando um diagnóstico das ESFs já existentes, com o objetivo de ampliar e melhorar as equipes e as unidades existentes.

“Estamos observando o que cada unidade precisa para funcionar plenamente, tanto na parte técnica como na parte estrutural”, explicou.

Sobre a pandemia do novo coronavírus, a orientação é promover as ações necessárias para controlar a proliferação da doença e frear o índice de contaminações e mortes.

“O caminho é evitar aglomerações, promover a testagem da população, higienizar espaços de maior circulação e aumentar o número de leitos disponíveis”, enumera o futuro secretário de Saúde de Cabo Frio.


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *