Alerj protocola Projeto de Lei para tombar a Cabana do Pescador, que foi a 'casa do Tufão' em novela gravada em Cabo Frio

Alerj protocola Projeto de Lei para tombar a Cabana do Pescador, que foi a ‘casa do Tufão’ em novela gravada em Cabo Frio

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Cabana do Pescador, na praia das Conchas, está entre os quiosques que possuem determinação da Justiça para serem demolidos. Comunidade foi contra a decisão.

Um Projeto de Lei foi protocolado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) pedindo o tombamento da Cabana do Pescador, imóvel de 1940, na Praia das Conchas, em Cabo Frio , na Região dos Lagos do Rio, que foi cenário de novelas como a Avenida Brasil, exibida pela Globo em 2012.

Na ficção, o espaço era a casa do Tufão, personagem vivido por Murilo Benício. Depois de aparecer na novela, o local passou a receber ainda mais turistas interessados em conhecer o cenário.

A comunidade do Peró e a Associação de Hotéis de Cabo Frio pediram à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O projeto de Lei foi assinado pelo deputado estadual Gustavo Tutuca (PP) com co-autoria do deputado Dr. Serginho (PL).

Nesta terça (8), o Ministério Público Federal informou que a Prefeitura de Cabo Frio tem até 45 dias para demolir sete quiosques, entre eles a Cabana do Pescador, além de interditar e notificar para desocupação de cinco quiosques que também ficam na Praia das Conchas, no bairro do Peró.

Se aprovado, o projeto tornará a Cabana do Pescador o local tombado por interesse histórico, arquitetônico e cultural do Estado do Rio de Janeiro e não poderá ser demolido ou descaracterizado.

De acordo com a decisão da Justiça Federal, os imóveis ocupam, ilegalmente, bem de uso comum do povo e terreno de marinha, sem prévia autorização da Secretaria de Patrimônio da União, assim como área de preservação ambiental da Praia das Conchas.

O MPF informou que uma reunião foi realizada no fim de outubro para dar celeridade e efetividade na determinação da Justiça Federal.

A reunião foi presidida pelo procurador da República Bruno de Almeida Ferraz e estavam presentes membros da Secretaria do Patrimônio da União, da Procuradoria Regional da União da 2ª Região e da Prefeitura Municipal de Cabo Frio.

Ainda segundo o MPF, em relação a Cabana do Pescador, o município concordou em realizar a contratação de uma empresa especializada para a demolição e retirada de entulhos, em razão de o estabelecimento estar localizado em costão rochoso da praia. Após a demolição, o município, em conjunto com o órgão ambiental, adotará as providências necessárias para a recuperação ambiental da área degradada.

Com informações do G1

Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *