Aula inaugural abre segunda turma do programa de capacitação da Secretaria de Turismo em São Pedro da Aldeia

Aula inaugural abre segunda turma do programa de capacitação da Secretaria de Turismo em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Composta por sete módulos, qualificação gratuita busca qualificar participantes para qualidade no atendimento ao turista

O início da segunda edição do Programa de Capacitação para Qualidade no Atendimento ao Turista foi marcado por muita história e conhecimento. Parte dos novos alunos participou de uma aula inaugural no Centro Histórico de São Pedro da Aldeia, com o professor voluntário e memorialista Geraldo Ferreira. Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, o percurso destacou o turismo histórico e cultural aldeense.

A Praça Agenor Santos, no Centro, foi o ponto de encontro e apresentação do grupo, que logo seguiu para a Igreja Matriz de São Pedro, também conhecida como Igreja dos Jesuítas, grande marco de fundação da cidade. O grupo, que também contou com a presença de alunos da primeira turma do programa, conheceu o conjunto arquitetônico, formado pelo antigo convento, o atual salão paroquial e o cemitério da Irmandade. O professor Geraldo Ferreira apresentou a história de São Pedro da Aldeia e todo o contexto histórico do local, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (IPHAN) em 1938.

A secretária de Turismo, Andrea Tinoco, deu as boas-vindas aos novos alunos durante a dinâmica de apresentação. “Os alunos do nosso programa de capacitação são os maiores multiplicadores do desenvolvimento seguro do Turismo de São Pedro da Aldeia. Agradeço a participação de todos nesta aula inaugural, em especial ao senhor Geraldo, que sempre nos presenteia com seu vasto conhecimento. Nossa Secretaria está à disposição de todos a qualquer momento, não só durante o curso”, afirmou.

A aula inaugural continuou com a apresentação das casas tombadas do Centro Histórico, que, atualmente, são utilizadas como sede de órgãos públicos, com destaque para a Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos e a Biblioteca Municipal. Em seguida, o grupo se dirigiu para a Casa dos Azulejos, um histórico casarão famoso por receber a visita do casal real Princesa Isabel e Conde D’eu, e foi acolhido pelo diretor administrativo do espaço, Eduardo Oliveira.

De acordo com o professor Geraldo Ferreira, a ideia de realizar uma aula presencial no Centro Histórico de São Pedro da Aldeia surgiu como uma sugestão dos alunos da primeira turma de capacitação. “Essa aula tem como objetivo aprofundar o conhecimento que temos da história do município, complementar as informações sobre os patrimônios aldeenses e permitir que a gente se conheça, esclarecendo possíveis dúvidas”, explicou.

Passando pela Praça Dr. Plínio de Assis Tavares, os alunos receberam uma breve explanação sobre o canhão do século XVI, que pode ser encontrado no local, e o marco central da cidade. A última parada do grupo foi a residência do professor Geraldo Ferreira, uma casa histórica construída em 1874. O espaço abriga peças antigas, que se misturam com a história de São Pedro da Aldeia. Cada aluno foi presenteado com o livro “São Pedro da Aldeia – Quatrocentos anos”, escrito pelo professor.

Uma das novas alunas do programa de capacitação aldeense, Ana Gabrielly falou sobre a iniciativa. “Moro aqui em São Pedro da Aldeia há três anos e decidi fazer o curso porque já trabalho na área de Turismo, mas no ramo da hotelaria, então recebo turistas que querem saber mais sobre a região. Eu amei a aula inaugural, tive a oportunidade de conhecer vários lugares turísticos que, antes, eu não conhecia”, destacou.

As aulas do Programa de Capacitação para Qualidade no Atendimento ao Turista são disponibilizadas a cada 15 dias e enviadas por e-mail pela Secretaria Municipal de Turismo. A iniciativa é ministrada por profissionais da área, que atuam de forma voluntária. Os módulos do curso são divididos em “Turismo Histórico e Cultural”, “Atrativos e Serviços Turísticos”, “Turismo Rural”, “Qualidade no Atendimento ao Turista”, “Marketing de Produto Turístico”, “Educação para Limpeza Urbana” e “Turismo de Base Comunitária: Experiência Caiçara”.

ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Gabrielly Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *