Cia de Teatro aldeense apresenta esquete em homenagem à Gabriel Joaquim dos Santos nesta segunda (13)

Cia de Teatro aldeense apresenta esquete em homenagem à Gabriel Joaquim dos Santos nesta segunda (13)

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A iniciativa, promovida pela Cultura, tem como objetivo celebrar a vida e obra do artista aldeense Gabriel Joaquim dos Santos, criador da Casa da Flor

A Companhia de Teatro de São Pedro da Aldeia vai promover, nesta segunda-feira (13/05), uma apresentação única do esquete “A Casa feita de cacos”. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, tem como objetivo celebrar a vida e obra do artista aldeense Gabriel Joaquim dos Santos, criador da Casa da Flor, nascido em 13 de maio de 1892. A montagem teatral será apresentada na Praça Agenor Santos (Praça da Matriz), às 19h30.

Encenação teatral em homenagem ao artista Gabriel Joaquim dos Santos será apresentada na Praça da Igreja Matriz
Fotos: Thiago Ruivaco e Alice Nunes/Divulgação PMSPA

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, reforçou o convite à população. “A peça é um registro artístico fundamental da história do seu Gabriel, resultado de um trabalho de excelência feito pela nossa Companhia de Teatro Municipal. A iniciativa é uma forma de celebrarmos essa importante figura da nossa cidade, que completaria 132 anos. Um artista ímpar da nossa terra, criador da Casa da Flor, patrimônio cultural material brasileiro. Convidamos a todos para prestigiaram a apresentação e os nossos artistas da Cia de Teatro”, destacou.

Esquete também foi destaque na programação cultural de reinauguração do Teatro Municipal Dr. Átila Costa
Foto:
 Thiago Ruivaco e Alice Nunes/Divulgação PMSPA

A encenação, dirigida pela coordenadora e arte-educadora Anna Fernanda Corrêa, é inspirada na história de Gabriel Joaquim dos Santos, trabalhador do roçado e das Salinas, filho de um ex-escravo e de uma índia. O artista passou mais de 60 anos de sua vida dedicando-se ao sonho de adornar a sua casa com todo o tipo de material que encontrava, como cacos de cerâmica, de vidro, ladrilhos e azulejos. Ele faleceu em 03 de março de 1985.

Artista aldeense faleceu em 03 de março de 1985
Foto: 
Divulgação

A edificação, datada do século XX, se tornou um ícone da arquitetura espontânea e foi tombada como patrimônio cultural fluminense pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac) e, em 2016, ganhou status de patrimônio cultural material brasileiro com a inscrição no seleto Livro do Tombo de Belas Artes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Edificação construída por Gabriel Joaquim dos Santos se tornou um ícone da arquitetura espontânea e foi tombada como patrimônio cultural em nível estadual e federal
Fotos: Arquivo/Divulgação

A dramaturgia documental integra as ações da Companhia de Teatro Municipal em prol da preservação da memória histórica e cultural do município. “Desde 2023, a Cia tem se dedicado a uma pesquisa sobre a identidade cultural de São Pedro da Aldeia, com o objetivo de trazer aos palcos nossas raízes. A construção dessa encenação teatral em celebração ao centenário de Gabriel foi apenas o começo. Nesta montagem, a Cia de Teatro mergulha em um tema enraizado em nós, aldeenses, a Casa da Flor. E nada melhor para honrar esse patrimônio cultural do que trazer o artista popular Gabriel Joaquim dos Santos e sua obra para a praça no dia do aniversário dele”, ressaltou.

Companhia de Teatro Municipal tem se dedicado à pesquisas sobre a identidade cultural de São Pedro da Aldeia
Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

Integram o elenco de “A Casa feita de cacos” os atores Adriana Amarante, Carolina Lira, Davi Lisbôa, Gabriela Chaffin, Lucas Soeiro, Michael Garcia e Pâmela de Souza.

Sobre a Companhia de Teatro Municipal

A Companhia de Teatro Municipal foi regulamentada Lei Municipal nº 3.047/2022. É o primeiro projeto cultural voltado à produção teatral e à formação teórica e prática de atores e atrizes. A proposta é valorizar os talentos locais e proporcionar o desenvolvimento artístico contínuo, por meio da montagem e circulação de espetáculos teatrais dentro e fora do município.

Todos os candidatos admitidos passaram por um processo de seleção pública, aberto pela Secretaria Municipal de Cultura, sendo submetidos a um Teste de Habilidade Específicas (THE) para avaliação da aptidão e do nível do domínio em quesitos como interpretação, capacidade de improvisação, expressão corporal e dicção.

Fotos: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

Com informações da ASCOM/PMSPA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa em homenagem ao padroeiro movimenta o fim de semana em São Pedro da Aldeia
O destaque fica para o sábado (29/06), Dia de São Pedro, com …
PF faz operação contra casal suspeito de crimes cibernéticos em Cabo Frio
Eles são suspeitos de usar o CPF de uma pessoa para criar …
4ª edição do projeto “Saúde Móvel” chega a São Pedro da Aldeia nessa segunda-feira (24)
A unidade móvel ficará no estacionamento da loja de departamentos Havan, no …
Homem é encontrado morto dentro de carro na Restinga de Maricá
O veículo foi encontrado por moradores que chamaram a Guarda Municipal e …
Morre criança de quatro anos vítima de explosão de lancha em Cabo Frio
Davi Freire Zerbone, de 4 anos, estava internado desde segunda-feira (17) no …
Oito homens são levados para delegacia ao gravarem clipe simulando assalto a banco em Búzios
Imagens que circulam nas redes sociais mostram os homens saindo de um …
Polícia Militar Encontra 10kg de Entorpecentes e Diversos Materiais em Cabo Frio
A operação de sucesso resultou na apreensão de uma grande quantidade de …
São Pedro da Aldeia divulga programação religiosa da festa do padroeiro
A Paróquia São Pedro divulgou a programação religiosa, que começa neste domingo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *