ciclone extratropical

Defesa Civil no interior do Rio alerta para ventos intensos e ressaca com chegada de ciclone extratropical

CIDADES ESTADO DO RIO MACAÉ REGIÃO DOS LAGOS

Em Macaé, órgão divulga possibilidade de rajadas na área costeira de até 74 km/h entre quinta-feira (13) e 21h de sexta (14).

Há alerta de ventos intensos com ressaca na área costeira do Rio de Janeiro por conta da chegada da frente fria trazida pelo ciclone extratropical partir desta quinta-feira (13).

Os órgão de Defesa Civil no interior do Rio, como Cabo Frio e Macaé, divulgam possibilidade de rajadas na área costeira de até 74 km/h entre quinta-feira (13) e 21h de sexta (14).


Com base na previsão da Marinha, o órgão alerta ainda para o mar agitado na área oceânica com ondas que podem chegar a quatro metros de quinta até as 18h de sábado (15). A condição de ressaca no mar ocorre até as 9h de sábado.

A Defesa Civil informar que atua em plantão de 24h e pode ser acionada pelo número 199.

Orientações Defesa Civil

A Defesa Civil de Cabo Frio recomenda que os moradores mantenham as janelas de casa, basculantes e portas de armários fechadas para evitar canalizações de ventos no interior do imóvel.

Persianas, cortinas ou blecautes também devem ser fechados para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar. Os moradores devem ainda desligar os aparelhos elétricos e fechar o registro de gás, para não haver agravamento em caso de queda de árvore, conforme explica o superintendente de Defesa Civil de Cabo Frio, Marcus Dothavio.

A Defesa Civil também deixa algumas orientações caso as pessoas estejam nas ruas:

  • o ideal é não se abrigar embaixo de árvores ou de coberturas metálicas.
  • É preciso evitar a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar, assim como a permanência próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção.
  • Os pedestres também devem evitar a passagem sob cabos elétricos, outdoors, andaimes e escadas.
  • Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Ciclone extratropical

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que o Ciclone extratropical estará associado a uma frente fria que deverá avançar de forma continental pelo país ao longo da quinta-feira, atingindo não só o Sul, mas também áreas do Sudeste e Centro-Oeste. Ainda segundo o Inmet, ele pode chegar, inclusive, ao sul da região amazônica, configurando um novo evento de friagem.

Atrás desta frente fria, uma intensa massa de ar frio atingirá o país no decorrer da quinta-feira, causando queda de temperatura em diversas regiões. O estado do Rio de Janeiro deve sentir a chegada dessa frente fria na sexta-feira (14), ainda segundo informe do Inmet.

Com informações do G1

Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *