Nos últimos anos têm crescido o número de proprietários que passaram a investir na locação de imóveis como fonte de renda complementar. Contudo, para se fazer um bom negócio, é preciso se atentar a algumas informações valiosas que vão ajudá-lo nesta empreitada, tendo em vista a crescente oferta por imóveis para locação e, conseqüentemente, o aumento da concorrência.
Alugar um imóvel envolve muita pesquisa de mercado, conhecimento do assunto e principalmente tempo e dedicação para divulgação. A principal dica nestes casos é olhar seu investimento com os olhos de um possível inquilino, para avaliar se o preço cobrado atende às expectativas do possível morador.
Os valores geralmente são estabelecidos através de um fator que possui mais peso na avaliação, o estado de conservação do imóvel. Especialistas afirmam que grande parte dos inquilinos presta muita atenção aos pequenos detalhes. Por isso, para manter seu imóvel sempre em destaque, faça uma boa limpeza no local, como tirar possíveis manchas nos pisos, trocar vidros riscados de janelas ou até mesmo dar uma repaginada com uma pintura.
Outro item indispensável para a valorização é o reparo de vazamentos e infiltrações, que podem se tornar uma grande dor de cabeça para os futuros inquilinos. A garantia desse tipo de serviço muitas vezes é oferecida pela própria imobiliária. Contudo, alguns proprietários preferem tratar deste assunto diretamente. Vale lembrar que o dono do imóvel sempre é o responsável por futuras reformas, em caso
de rachaduras, problemas hidráulicos ou elétricos. Estes e outros tipos de acertos devem estar acordados em contrato.