Dois militares morrem em acidente com helicóptero da Marinha em Formosa

Dois militares morrem em acidente com helicóptero da Marinha em Formosa

ACIDENTES BRASIL CIDADES ESTADO DO RIO

Força Aérea e Ministério da Defesa informaram que caso está em investigação. Dois militares morreram e nove ficaram feridos; dois deles estão internados em Brasília.

A Marinha do Brasil investiga o acidente com um helicóptero da Força que caiu, nesta terça-feira (8), em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Dois militares morreram e outros 9 ficaram feridos. Dois deles estão internados em Brasília. Conforme informações da Marinha, morreram no acidente os sargentos Luís Fernando Tavares Augusto, que servia no Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais, e Renan Guedes Moura, lotado na Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador (RJ).

Marinha informou que helicóptero que caiu em Formosa era do modelo UH-15 Super Cougar, Goiás — Foto: Divulação/Marinha

De acordo com a Marinha, foi instaurada uma Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico para apurar as circunstâncias do acidente. A previsão é de que um relatório preliminar deve ser concluído em até 180 dias.

Esse documento deverá trazer as seguintes informações:

  • Histórica da ocorrência;
  • Laudos;
  • Pareceres técnicos.

O Ministério da Defesa divulgou um texto em que lamenta o acidente. Além disso, a pasta afirma que a Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico já iniciou os procedimentos para apurar as causas e as circunstâncias do ocorrido.

Em nota, a Força Aérea Brasileira lamentou o acidente. “Neste momento de extremo pesar, nos unimos aos integrantes da Força Naval e transmitimos aos familiares e amigos das vítimas nossas sinceras condolências”, diz o texto publicado em uma rede social.

A reportagem questionou o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre a realização de uma perícia no acidente. No entanto, o órgão não respondeu até a última atualização desta reportagem.

Resgate

O Corpo de Bombeiros de Goiás informou que foi acionado por volta das 13h para atender a ocorrência. Segundo a corporação, equipes de combate a incêndio, de salvamento e resgate participaram do resgate.

Os militares informaram que fizeram o resgate e o transporte de 5 dos 9 feridos para o hospital da região. Dois militares da Marinha tiveram o óbito constatado no local, Luiz Fernando Tavares e Renan Guedes Moura.

Os bombeiros ainda precisaram tirar uma das vítimas que morreu embaixo das ferragens da aeronave.

A Marinha do Brasil disse que a Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM) prestou socorrido às vítimas.

O helicóptero

O UH-15 Super Cougar , segundo a Marinha, é um helicóptero multimissão, usado em tarefas associadas ao apoio de operações especiais, operações terrestres de caráter naval, além de atividades benignas e de emprego limitado da força, tais como evacuação aeromédica, busca e salvamento, transporte aéreo logístico e combate a incêndio.

A Força Armada afirma que a aeronave participa de diversas missões e operações, além de dar apoio em desastres naturais e no transporte de urnas eletrônicas para diversas localidades do país para as eleições.

De acordo com a Marinha, a primeira aeronave foi entregue em 11 de abril de 2011 na Base Naval do Rio de Janeiro, recebendo a designação de UH-15. No dia 13 de junho, nas instalações da empresa Helibras, em Itajubá (MG), a Marinha recebeu mais duas aeronaves.

Vítimas em Brasília

Informações técnicas da aeronave UH-15 "Super Cougar" - Goiás — Foto: Arte/g1

Informações técnicas da aeronave UH-15 “Super Cougar” – Goiás — Foto: Arte/g1

Dos nove feridos no acidente, seis receberam alta. Dois deles seguem internados em hospitais do DF, segundo informações desta terça-feira (8).

Um dos militares trazidos para a capital federal chegou por volta das 18h desta terça ao Hospital das Forças Armadas (HFA). O estado de saúde dele é considerado estável.

O segundo militar está no Hospital de Base e passava por cirurgia no começo da noite. Ele teve “complicações ortopédicas”. O Hospital de Base não divulga informações sobre o estado de saúde dos pacientes.

Informações do Comando de Logística do HFA apontam ainda que um terceiro homem havia saído de Formosa e estava sendo encaminhado para o Hospital das Forças Armadas em Brasília com uma lesão no tornozelo. “Quando o militar chegar, será avaliado”, disse o Comando de Logística.

Com informações do G1 – Por Thauany Melo, g1 Goiás – Por g1 DF e TV Globo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mega operação policial resulta em importantes prisões e apreensões na Região dos Lagos
Polícia Militar realiza ação de combate ao crime em toda a região, …
PM realiza apreensão de entorpecentes em São Pedro da Aldeia
Operação em São Pedro da Aldeia resulta na detecção e apreensão de …
Exposição de artesanato movimenta Casa da Cultura em São Pedro da Aldeia
A exposição foi prorrogada até o dia 10 de maio e a …
Curta-metragem sobre o Pau-brasil será lançado em Cabo Frio
No elenco: atores, historiadores, biólogos e até músicos ajudam a contar como …
Currículos profissionais podem ser entregues até terça em São Pedro da Aldeia
Vagas são para camareira, funileiro e soldador. Centro de Atendimento ao Trabalhador …
Participe da 2ª Caminhada Azul em São Pedro da Aldeia
O evento conta com apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *