Escola de Artes

Escola de Artes incentiva alunos a praticarem atividades em casa

CIDADES

Para minimizar os impactos do isolamento social contra o coronavírus, a Escola de Artes de São Pedro da Aldeia encontrou uma maneira divertida de driblar a distância física e estimular a produção artística dos alunos em quarentena. Lançada no Instagram da Escola, a campanha #EscolaDeArtesEmMovimento incentiva o compartilhamento de vídeos caseiros de dança, música e teatro para mostrar que, mesmo em casa, é possível praticar arte e se manter ativo.

Escola de Artes

Veja o que falou a coordenadora artística da Escola de Artes

De acordo com a coordenadora artística da Escola de Artes, Anna Fernanda Corrêa, a proposta é manter os alunos em atividade e formar uma rede de apoio digital até que as aulas voltem à normalidade. “Essa ação foi uma forma de estarmos em contato e presentes, mesmo que não fisicamente, na vida dos alunos. Nesse momento, é muito importante estarmos ativos e nos alimentarmos de arte e de coisas boas, porque a reclusão também afeta um pouco a nossa saúde mental. Temos alunos multitalentosos e eles têm feitos vídeos bem criativos”, destacou.

São Pedro da Aldeia

A aluna da oficina de jazz da Escola de Artes, Camila Alecio, foi uma das primeiras a aderir ao movimento, apresentando um vídeo de dança coreana. “Eu gostei muito de ter participado, foi a primeira vez que gravei um vídeo assim e já estou treinando outras coreografias. Meu maior sonho é ser dançarina e mesmo com o coronavírus lá fora, dentro de casa eu posso dançar”, disse Camila, de 11 anos, estudante da rede pública municipal.

Ao todo, seis vídeos de alunos já foram repostados pelo Instagram da Escola de Artes, gerando novos conteúdos e estimulando a produção artística em âmbito escolar.

Interação digital

A dona de casa Juliana Aud, também apoiou o #EscolaDeArtesEmMovimento. Do celular, ela gravou parte do ensaio do filho, Daniel, de 8 anos, aluno da oficina de violão. “Achei essa iniciativa muito importante porque é uma forma de incentivar as crianças a continuar praticando. Estamos vivendo uma situação de turbulência e nós, como pais e mães, temos que incentivar esse movimento, trazer jogos, brincadeiras, leituras e atividades diferentes para os nossos filhos dentro de casa”, disse a moradora.

Para a secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, a campanha digital tem sido uma forma de dar visibilidade aos talentos da cidade. “Nós, da gestão da Cultura, estamos muito felizes em ver a adesão dos alunos a esse movimento e por vê-los colocando em prática a suas vivências, seus talentos e tudo aquilo que aprenderam na escola. Nos sentimos muito orgulhosos”, completou.

Rede de apoio

Paralelamente aos vídeos e ações educativas no Instagram, a equipe da Escola de Artes tem mantido o vínculo com os alunos utilizando um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais populares do mundo, o WhatsApp, por meio do qual os instrutores encaminham conteúdo, textos, vídeos e trocam informações com suas turmas, organizadas em grupos.

“Tivemos pouquíssimo tempo de encontro antes da determinação de isolamento, então os grupos de WhatsApp têm sido ferramentas muito importantes e nos ajudado a manter a conexão, a proximidade com os alunos e também para que a gente consiga manter o nosso comprometimento de afeto, atenção, responsabilidade e carinho com eles. Mais do que nunca, precisamos estar juntos”, complementou a coordenadora Anna.

Atualmente, a Escola de Artes Municipal conta com cerca de 700 alunos inscritos, a maioria crianças e jovens, e oferece aulas gratuitas de teclado, violão, danças urbanas, dança do ventre, dança ritmos, pilates, alongamento, jazz, ballet, sapateado, teatro e desenho. O projeto, criado pela Prefeitura, existe há mais de 10 anos no município, com vagas prioritárias a estudantes de escolas públicas.

Fonte ASCOM/PMSPA
Texto: Raíra Morena
Fotos: Reprodução Instagram


3º Encontro Azul traz atualização e debates sobre o autismo
Evento contou com a participação de profissionais da saúde, educação, assistência social, além de pais e cuidadores de pessoas autistas
PM realiza apreensão de entorpecentes em São Pedro da Aldeia
Operação em São Pedro da Aldeia resulta na detecção e apreensão de significativa quantidade de drogas e equipamentos de comunicação …
Exposição de artesanato movimenta Casa da Cultura em São Pedro da Aldeia
A exposição foi prorrogada até o dia 10 de maio e a visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das …
Currículos profissionais podem ser entregues até terça em São Pedro da Aldeia
Vagas são para camareira, funileiro e soldador. Centro de Atendimento ao Trabalhador também divulga oportunidade para repositor ativador.
Participe da 2ª Caminhada Azul em São Pedro da Aldeia
O evento conta com apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a participação da vereadora Mislene de André, …
Escritor Renato Fulgoni participa do Sarau da Lei em Casimiro de Abreu
O escritor Renato Fulgoni, a Livraria da Aldeia e a Aldeia Editora estarão presentes no Sarau da Lei, com uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *