3º Encontro Azul

3º Encontro Azul traz atualização e debates sobre o autismo

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Evento contou com a participação de profissionais da saúde, educação, assistência social, além de pais e cuidadores de pessoas autistas

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou, na quinta (25/04) e nesta sexta-feira (26/04), o 3º Encontro Azul de Conscientização do Autismo. A iniciativa, que marcou o “Abril Azul”, contou com a participação de profissionais da saúde, educação e assistência social, além de pais e cuidadores de pessoas autistas. O evento abordou a temática “Valorize as Capacidades e Respeite os Limites”.

Fotos: Renan Freitas

O encontro foi aberto pelo prefeito Fábio do Pastel, que destacou o compromisso da gestão com as pessoas que precisam de atenção especial. “Já iniciamos em nossa cidade a construção da nova sede do EMESPP, compramos dois veículos adaptados para o transporte das nossas crianças, inauguramos a sala de sedação no Centro de Especialidades Odontológicas, que oferece tratamento odontológico com sedação a pacientes com necessidades especiais. Temos muito ainda a fazer, mas nos empenhamos em dar o melhor à população. Nossa intenção é garantir qualidade de vida para todos e dar a oportunidade para que nossos profissionais se capacitem para melhor atender ao munícipe”, afirmou.

A secretária de Saúde, Maria Márcia Sampaio Fontes, também falou da satisfação de participar da ação. “É muito importante a participação de cada um dos inscritos. O NEPS tem se esforçado para manter a qualidade dos palestrantes, partilhando de novos conhecimentos. Hoje temos o acolhimento aos autistas no CAPSi, no Centro Municipal de Reabilitação, no nosso consultório no CEO, que conta com a possibilidade de sedação e, claro, a importante colaboração do colégio EMESPP. Nosso evento tem como principal premissa tirar da invisibilidade as pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista, através de conhecimento e debate entre profissionais qualificados. Nosso desejo é que este encontro agregue valor e dê condições de melhor atendimento aos nossos cidadãos”, declarou.

Fotos: Renan Freitas

O evento contou com a participação de membros da Orquestra Sons da Aldeia, com destaque à aluna Sara Gomes da Cunha Pereira, que é autista e fez uma apresentação de violino. Em seguida, os participantes acompanharam a palestra da mãe atípica Ana Paula, que falou sobre a importância do atendimento multidisciplinar à pessoa com autismo e como a família é agente primordial nos processos de acompanhamento de cada indivíduo.

Fotos: Renan Freitas

O psiquiatra dr. Caio Abujadi, especialista na área clínica, falou sobre a ampliação da visão para o cuidado do autista, fazendo um parâmetro das novas descobertas científicas sobre o TEA e quais as melhores alternativas de tratamento e acompanhamento do paciente, bem como da família.

Fotos: Renan Freitas

Já a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Autismo da UFF e vice-presidente da Associação Azul, Diana Negrão Cavalcanti, discursou sobre a transdisciplinaridade entre saúde e educação como ferramenta para melhor entender o indivíduo diagnosticado com TEA e o melhor tratar e educar.

Fotos: Renan Freitas

A programação da sexta-feira (26/04) contou com palestra da assessora especial de Gestão em Saúde Mental, Rosemary Calazans, que apresentou a rede de apoio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), esclarecendo os papéis de cada dispositivo no acolhimento aos usuários autistas e seus familiares. Enquanto a coordenadora do Centro Municipal de Reabilitação, Fernanda Suzarte, tomou a palavra para esclarecer o funcionamento da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, composta por equipe multiprofissional, que visa garantir um acompanhamento adequado aos cidadãos, dentro de suas especificidades.

Com a temática “visão sobre o cuidado a partir de um olhar familiar”, com mãe atípica Fernanda Bogoni palestrou sobre sua experiência materna para partilhar boas práticas no trato diário das famílias com os indivíduos com TEA, além de falar de alternativas como a aromaterapia.

O encontro foi fechado com um bloco temático sobre a importância do atendimento multiprofissional ao autista, com mediação da pesquisadora Thalisia dos Santos e a participação da enfermeira especialista em saúde mental, Suelen Torres, a educadora física, pessoa atípica e professora do EMESPP, Mirian Ramos Valente, a nutricionista Paula dos Santos Roumillac Groult da Silva e a psicóloga graduada pela UFF, Maria Carolina Petali Fixel. O painel destacou experiências vivenciadas no acolhimento, novas perspectivas de abordagem e tratamento, além da necessidade de capacitação contínua dos profissionais.

Com informações da ASCOM/PMSPA – Fotos: Renan Freitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cia de Teatro aldeense apresenta esquete em homenagem à Gabriel Joaquim dos Santos nesta segunda (13)
A iniciativa, promovida pela Cultura, tem como objetivo celebrar a vida e …
Vítimas de explosão de lancha em Cabo Frio seguem em estado grave
Seis pessoas, sendo cinco da mesma família e o condutor da lancha, …
Grande Apreensão de Drogas em Araruama
A ação resultou na prisão de dois suspeitos e na apreensão de …
Papagaio e outros 37 pássaros silvestres são resgatados em Nova Friburgo
Animais foram encontrados dentro de gaiolas em Olaria, Nova Friburgo. Proprietário foi …
Mães denunciam estupro de quatro crianças em Maricá
De acordo com a PM, as meninas contaram que tiveram as partes …
Lancha explode e deixa casal, três filhos e condutor gravemente feridos em Cabo Frio
Segundo a Guarda Marítima, que fez os primeiros atendimentos. Vítimas foram transferidas …
Polícia Militar de Cabo Frio Prende Suspeito por Receptação de Bicicleta Furtada
A Polícia Militar recebeu informações sobre uma bicicleta furtada que estaria circulando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *