ALIMENTOS DA MERENDA ESCOLAR EM SÃO PEDRO DA ALDEIA

EXECUTIVO E LEGISLATIVO BUSCAM SOLUÇÕES PARA GARANTIR DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS DA MERENDA ESCOLAR EM SÃO PEDRO DA ALDEIA

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Com o objetivo de buscar alternativas e trazer esclarecimentos sobre as alterações na lei que estabelece as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, se reuniu na tarde dessa quarta-feira (15), com membros da Comissão da Educação e Saúde da Câmara Municipal. Estavam presentes os vereadores Mislene Conceição e Ediel dos Santos. A vereadora Claudinha Batista justificou a ausência e foi representada pelos assessores parlamentares Felipe dos Santos, Marco Antônio Arruda e Rafael Souza.

ALIMENTOS DA MERENDA ESCOLAR EM SÃO PEDRO DA ALDEIA

A reunião foi iniciada com Alessandro explicando sobre o que a lei permite fazer e quais as regras de distribuição dos gêneros alimentícios estocados nas unidades escolares. Segundo o secretário, a proposta inicial seria o atendimento aos 3.577 alunos cadastrados no Programa Bolsa Família.

“Apesar de indicar um caminho seguro, a utilização do cadastro no Bolsa Família não representa a maneira justa e legal para fins de distribuição de gênero. Há de se preservar o princípio de igualdade de acesso, como está na lei, buscando medidas que alcancem 100% dos alunos”

explicou.

Merenda escolar disponíveis nas despensas

Durante o encontro, foram apresentados, através de um mapa, todos os alimentos da merenda escolar que estão disponíveis nas despensas. Foi explicado que a Secretaria de Educação só está autorizada por lei a distribuir os alimentos comprados com recursos do PNAE. Após exemplos quantitativos sobre os alimentos disponíveis, viu-se que existe um cenário de impossibilidade da divisão justa e exata dos itens entre os 12.944 alunos matriculados na rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia.

O vereador Ediel Teles enfatizou que a Secretaria de Educação recebe outros recursos além daqueles do PNAE, destacando a obrigatoriedade da transferência do montante vinculados à arrecadação de impostos. Para o parlamentar, uma alternativa seria analisar a possibilidade de aportar parte desse recurso próprio na aquisição de kits de alimentação escolar.

O secretário de Educação explicou que o Ministério Público informou, recentemente, que eventuais recursos utilizados pela administração pública para o custeio de kits de alimentação escolar não devem ser contabilizados nos 25% das despesas de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino. “Certamente, a utilização pode acarretar consequências administrativas e jurídicas. Penso que o mais adequado, dada a extrema vulnerabilidade social, seja tratar o assunto em conjunto com a Secretaria de Assistência Social”, esclareceu Alessandro Teixeira Knauft.

Toda a documentação que trata da revisão da legislação federal, bem como o mapa com as informações sobre a organização de aquisição e distribuição de gêneros alimentícios nas unidades escolares foram disponibilizados durante a reunião para que os parlamentares e assessores possam fazer análises e atuarem conjuntamente para a definição acerca das soluções possíveis. A próxima reunião está agendada para o dia 20, às 14h, na sede da Secretaria.

Com informações da ASCOM/PMSPA Por Ana Carolina Costa

Curta nossa página no Facebook


Cadeirante é executado pelas costas na porta de bar em São Pedro da Aldeia
Alexander Gonçalves dos Santos, que era proprietário do bar, foi atingido com vários tiros na frente de clientes. Assustados, moradores disseram que …
Pai e filha de 11 anos que estavam de bicicleta na calçada são atingidos após acidente entre dois carros em Cabo Frio
Segundo testemunhas, motoristas de dois carros 'apostavam corrida' na Av. Júlia Kubitschek, no começo da tarde desta quarta-feira (18).
A Idealize Pesquisas Anuncia os Destaques em Atendimento e Qualidade de 2024 em São Pedro da Aldeia
Após uma pesquisa popular, algumas empresas foram reconhecidas pela excelência e credibilidade, recebendo o certificado de destaque na cidade
FESTIVAL LITERÁRIO ENERGIA PARA LER DESEMBARCA EM SÃO PEDRO DA ALDEIA
Além disso, o público terá acesso a uma biblioteca com mais de 5 mil títulos literários à venda
Escritor Jailson Silva é Destaque na Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2024
Jailson Silva participou da Bienal no estande da Ler Editorial (Stand K79), onde recebeu o Prêmio Livro Destaque Bienal São Paulo 2024
Aline Santos Lança seu Terceiro Livro na Bienal Internacional de São Paulo
O evento aconteceu das 11h45 às 13h15 no estande da Scortecci Editora (A57), onde Aline recebeu o público para uma tarde de …
Helicóptero da Marinha transportado por caminhão bate em fios e trânsito é interditado em São Pedro da Aldeia
Incidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (12) na RJ-106, na frente da UPA Pediatra e próximo a uma passarela.
Lançamento do Livro “Antologia Festival Lagoa Literária – Contos e Poesias” na Casa dos Azulejos
Este evento cultural, organizado pela Casa dos Azulejos Produções Artísticas e Culturais, sob a direção de Nelson Yabeta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *