Nova variante e baixa adesão à vacina da Covid-19 preocupam cidades do Rio

Nova variante e baixa adesão à vacina da Covid-19 preocupam cidades do Rio

CIDADES ESTADO DO RIO

Rede estadual de saúde ampliou testagem de Covid-19 nas UPAS; nota técnica é emitida para orientar secretarias municipais de saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) reforça a recomendação para que todas as pessoas tomem a vacina bivalente contra a Covid-19. “Neste momento, a melhor forma de prevenção contra o vírus, incluindo a subvariante Ômicron EG.5.1.3 (conhecida como Éris), é a vacina bivalente, que está disponível nos postos de saúde dos 92 municípios do estado. É o que recomendo: procure um posto perto de sua casa e tome a vacina”, enfatizou Dr. Luizinho, secretário de estado.

A SES-RJ também emitiu uma nota técnica com recomendações aos municípios. A orientação é que as unidades de pronto atendimento realizem teste rápido de antígeno em pacientes com sintomas de Síndrome Gripal e que, a cada cinco testes rápidos positivos, uma amostra deverá ser encaminhada para exame RT-PCR. Para pacientes com necessidade de internação, a SES recomenda o exame RT-PCR.

O secretário Dr. Luizinho ressalta que as UPAs da rede estadual de saúde já tinham aumentado a testagem para Covid-19 desde 21 de agosto. “Determinei esta medida assim que o Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) da SES identificou aumento da taxa de positividade de exames RT-PCR entre a última semana de julho e o início de agosto. Agora estendemos a recomendação a todas as unidades de saúde de pronto atendimento da rede pública”, disse.

O primeiro caso com a subvariante Éris foi notificado ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (CIEVS/SES-RJ) na noite de terça-feira (29/08), após confirmação feita pelo Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais (LVRE) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O caso, identificado em um residente da cidade do Rio de Janeiro, foi investigado pela equipe do CIEVS-Rio, da Secretaria Municipal de Saúde da capital.

Desde 2021, a SES-RJ mantém a rotina de envio de amostras para a Vigilância Genômica do Estado, a fim de monitorar a doença e as variantes responsáveis pela contaminação. Os dados estão disponíveis no Painel do Monitora RJ, da Vigilância Genômica da SES-RJ, no endereço https://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html#.

Com informações do GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro, 31 de agosto de 2023Núcleo de Imprensa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

3º Encontro Azul traz atualização e debates sobre o autismo
Evento contou com a participação de profissionais da saúde, educação, assistência social, …
Polícia Militar prende suspeito por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo em Armação dos Búzios
Ação da PATAMO 5ª CIA resulta na apreensão de grande quantidade de …
Operação Anti-furtos em Cabo Frio resulta em abordagens e conduções à delegacia
Grupamento Anti-Furto realiza comboio preventivo durante a madrugada para combater índices de …
Mega operação policial resulta em importantes prisões e apreensões na Região dos Lagos
Polícia Militar realiza ação de combate ao crime em toda a região, …
PM realiza apreensão de entorpecentes em São Pedro da Aldeia
Operação em São Pedro da Aldeia resulta na detecção e apreensão de …
Exposição de artesanato movimenta Casa da Cultura em São Pedro da Aldeia
A exposição foi prorrogada até o dia 10 de maio e a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *