Orquestra Sons da Aldeia

Orquestra Sons da Aldeia recebe moção de aplausos na Câmara Municipal

CIDADES POLITICA REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Conjunto musical criado pela Secretaria Municipal de Cultura foi homenageado em sessão ordinária

Os músicos integrantes da Orquestra Sons da Aldeia (OSA) viveram um momento especial na Câmara de Vereadores de São Pedro da Aldeia. Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município, o conjunto musical foi homenageado com uma Moção Aplausos concedida pela Casa Legislativa durante a sessão ordinária da quinta-feira (10/08). Criada pela Secretaria Municipal de Cultura, a Orquestra promove desde 2022 o ensino gratuito de música instrumental para alunos da cidade, além de fomentar a arte e o lazer, por meio de apresentações itinerantes nos bairros da cidade.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, esteve presente na sessão, ao lado do regente da Orquestra, Jorge Rafael Goes, e de parte dos integrantes. “Fico muito feliz em ver esse reconhecimento do esforço e do trabalho que temos promovido com a Orquestra Sons da Aldeia, visando democratizar o acesso à música. Só temos que parabenizar os nossos músicos, professores e alunos, que têm se dedicado a cada ensaio, a cada apresentação, para fomentar a arte da música e estimular a revelação de novos talentos da nossa cidade”, disse.

Lançado em setembro de 2022 pela Secretaria Municipal da Cultura, o conjunto reúne atualmente 35 músicos do município, entre alunos e professores. Os participantes foram selecionados por meio de um processo seletivo e, juntos, promovem apresentações de música instrumental em bairros e eventos da pasta, como a Feira Cultural Itinerante e o Recital de Natal. A Orquestra realiza ensaios periódicos e os alunos também recebem aulas de música e prática de conjunto em naipes.

Orquestra Sons da Aldeia reúne atualmente 35 músicos do município, entre alunos e professores
Fotos: Raíra Morena e Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

A homenagem foi uma indicação do vereador Jean Pierre, aprovada pela Casa Legislativa. A convite do vereador, o regente da Orquestra Sons da Aldeia, Jorge Rafael Goes, falou à plenária. “Agradeço à Casa e ao vereador Jean Pierre pelo reconhecimento e ao secretário de Cultura, Thiago Marques, por oportunizar a mim a chance de promover esse trabalho na cidade. São poucos os conjuntos musicais existentes na Região dos Lagos e São Pedro da Aldeia é o único que possui alunos da própria cidade. Todos esses alunos passaram por um processo seletivo, assim como os professores que foram contratados pelo Chamamento Público. Já fizemos apresentações nos bairros da Baleia, Porto da Aldeia, Estação, Centro, Baixo Grande, São João e vamos à Praia Linda agora. A gente quer, até o final do ano que vem, chegar a, no mínimo, metade dos bairros dessa cidade, levando música, arte e cultura, porque como a gente sempre diz: a cultura não para”, disse.

O regente da Orquestra Sons da Aldeia, Jorge Rafael Goes, foi convidado a falar à plenária
Fotos: 
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Representando o conjunto, estiveram presentes na sessão Brendhon Santos (trombone), Luiz Felipe (saxofone), Marcos Siqueira (trompete), Alice Nunes (guitarra) e Jonas Nunes (baixo).

Com informações da ASCOM/PMSPA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Militar prende suspeito por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo em Armação dos Búzios
Ação da PATAMO 5ª CIA resulta na apreensão de grande quantidade de …
Operação Anti-furtos em Cabo Frio resulta em abordagens e conduções à delegacia
Grupamento Anti-Furto realiza comboio preventivo durante a madrugada para combater índices de …
Mega operação policial resulta em importantes prisões e apreensões na Região dos Lagos
Polícia Militar realiza ação de combate ao crime em toda a região, …
PM realiza apreensão de entorpecentes em São Pedro da Aldeia
Operação em São Pedro da Aldeia resulta na detecção e apreensão de …
Exposição de artesanato movimenta Casa da Cultura em São Pedro da Aldeia
A exposição foi prorrogada até o dia 10 de maio e a …
Curta-metragem sobre o Pau-brasil será lançado em Cabo Frio
No elenco: atores, historiadores, biólogos e até músicos ajudam a contar como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *