SÃO PEDRO DA ALDEIA – Educadores de São Pedro da Aldeia participam de encontro do PNAIC

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o primeiro encontro do ano da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Cerca de 200 educadores do primeiro segmento da rede de ensino municipal, entre professores do 1º ao 3º ano e supervisores pedagógicos, participaram da reunião. Os encontros são realizados de forma mensal no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR).

Fotos: Lilian Souza

Segundo a coordenadora do PNAIC, Daiana Quintanilha, os encontros têm como objetivo principal construir, por meio da reflexão, estudo e troca de experiências, uma prática pedagógica que garanta a sistematização de conhecimentos essenciais para a construção de conceitos importantes para toda a vida escolar e extraescolar do aluno.

 

O primeiro encontro teve como pauta a valorização do ambiente alfabetizador como um recurso didático, o planejamento de uma rotina de ações pedagógicas através dos recursos didáticos disponíveis no ambiente alfabetizador e a compreensão da importância do professor como agente no processo da aprendizagem da leitura e escrita. Durante a formação, os educadores passaram pela dinâmica da bexiga dos sonhos, atividades em grupo e a prática do letramento literário, com lições de voo de Patrícia Gwinner.

Professora alfabetizadora da Escola Municipal Profª. Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, Janaína Moraes falou sobre a iniciativa. “Atuei como formadora local e agora estou tendo a experiência do outro lado. Estava com uma expectativa muito grande de saber como seria o trabalho estando dentro da sala de aula, vendo as possibilidades e o que realmente pode acontecer, como as coisas realmente funcionam. Estou gostando muito, está sendo muito bom compartilhar esse momento de troca de experiência”, disse.

Fonte – ASCOM/PMSPA

Texto: Marianne Rodrigues

Fotos: Lilian Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *