O prefeito Cláudio Chumbinho recebeu, nesta segunda-feira (29), representantes do movimento “Aliança Força do Querer”, que reúne pescadores de cinco municípios banhados pela Lagoa de Araruama na Região dos Lagos, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Arraial do Cabo e Cabo Frio. Na ocasião, os integrantes do movimento apresentaram ao chefe do executivo um levantamento de dados sobre a mortandade dos peixes e da situação atual da laguna, além de solicitar apoio às comunidades pesqueiras aldeenses. Também estiveram presentes o vice-prefeito Mauro Lobo, o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, e o Procurador Geral do município, Cristiano Oliveira.
Na ocasião, o prefeito Cláudio Chumbinho reforçou o apoio aos pescadores e ao fortalecimento das ações em prol da revitalização da Lagoa. “Desde o primeiro dia que assumimos o mandato, tudo o que temos feito é em prol do município e, principalmente, da nossa Lagoa. São Pedro da Aldeia sempre está na frente dessas ações, dando apoio aos pescadores; esse é um dos nossos grandes compromissos. Buscamos parcerias, criamos projeto de Lei, implantamos o cinturão de proteção e temos feito tudo o que está ao nosso alcance. Estarei sempre à disposição para atendê-los e estou junto nessa campanha para salvar a nossa Lagoa”, disse.
Durante o encontro, os pescadores solicitaram ao Executivo a criação de um decreto de situação de emergência da Lagoa de Araruama. Os profissionais pediram, ainda, que o município solicite intervenções junto às esferas estadual e federal para a execução de ações que levem à recuperação ambiental da Lagoa.
Um dos porta-vozes do movimento, Francisco Neto, o “Chico Pescador”, enalteceu a parceria com o Poder Público Municipal. “O prefeito sempre esteve disposto a atender as nossas comunidades. Foi uma reunião muito positiva, trouxemos argumentos técnicos e fomos muito bem recebidos. Acho que o diálogo é a melhor forma de a gente avançar, principalmente em situações de emergência como essa. A gente fica muito agradecido de termos o prefeito atendendo não só a comunidade de São Pedro da Aldeia, mas de toda a Lagoa”, destacou Chico, que também é presidente da Associação de Pescadores da Praia da Pitória.
Na oportunidade, os pescadores também sugeriram ao chefe do executivo municipal um posicionamento junto a concessionária de tratamento de água e de esgoto que atende ao município, a Prolagos, com relação à proposta de revisão dos termos do contrato de concessão, com o objetivo de solicitar o aumento da implantação da rede separativa de 25%, prevista em contrato, para 50% a cada cinco anos. Atualmente, a concessionária utiliza a rede municipal de águas pluviais para efetuar a coleta de esgoto a “tempo seco” até as estações de tratamento.
“Nosso pedido é que o prefeito se posicione para aumentar, ainda mais, a malha de rede separativa em São Pedro da Aldeia, ampliando a captação do esgoto para três pontos centrais próximo ao Canal do Mossoró, e também em bairros como Porto do Carro, Rua do Fogo e São João. Pegando todos esses pontos, o município vai chegar a ter 90% dos pontos de esgoto coletados. Resta à empresa fazer um tratamento adequado e também retirar os efluentes de dentro da Lagoa”, salientou Chico.
No dia 8 de maio está prevista a realização de uma reunião de “força-tarefa”, em Arraial do Cabo, para tratar sobre projetos emergenciais em prol da Lagoa, envolvendo prefeitos de todos os municípios banhados pela laguna. O encontro contará com a presença de procuradores federais da república e de representantes da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) e Prolagos.
Também participaram do encontro no gabinete os pescadores Ricardo Alves e José Ricardo de Souza, da Praia da Baleia, e Alexandre Pereira, representante do Camerum.
—
ASCOM/PMSPA
Texto: Raíra Morena
Fotos: Ryu Rodrigues