SÃO PEDRO DA ALDEIA – Programa Saúde na Escola chega a escolas dos bairros Alecrim e Cruz

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A E. M. Vidal de Negreiros, no bairro Alecrim, e a E. M. Barnabé Mariano de Souza, na Cruz, receberam nesta semana as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE). A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu palestras sobre o combate ao aedes aegypti com os alunos das unidades escolares. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde com o apoio da Secretaria de Educação.

Foto: Renato Fulgoni

Coordenadora do Programa Saúde na Escola, Luciana Bueno, explicou o cronograma de ações. “Vamos encerrar as ações relacionadas ao aedes aegypti na próxima semana, quando concluiremos as 30 escolas propostas, e já daremos início ao trabalho sobre acidentes domésticos e drogas, com as psicólogas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Paralelo a isso, estaremos promovendo as ações de saúde bucal”, disse.

Foto: Renato Fulgoni

As palestras abordaram questões relacionadas ao ciclo de vida do mosquito aedes aegypti, os vírus transmitidos por ele, os sintomas de cada doença e os cuidados necessários para evitar a proliferação do inseto, além de esclarecerem eventuais dúvidas dos estudantes. O conteúdo foi ministrado pelo guarda de endemias Alexandre Petra. A coordenadora de Saúde Preventiva da SEMED, Maria Regina Silveira, também acompanhou as atividades.

Diretora da E. M. Barnabé Mariano de Souza há 11 anos, Maria da Glória Mattos enfatizou a importância das informações transmitidas pelo PSE. “As palestras foram muito interessantes, nossos alunos gostaram bastante. É muito bom que eles tenham esse conhecimento, a iniciativa informa como as crianças podem se proteger do mosquito e, sabendo disso, elas passam para a família os cuidados necessários dentro de casa”, comentou.

Foto: Renato Fulgoni

O PSE já visitou escolas dos bairros Botafogo, São Mateus, São João, Colina, Ponta do Ambrósio, Jardim Primavera, Baixo Grande, Morro do Milagre, Vinhateiro, Sapiatiba, Poço Fundo, Porto da Aldeia e Cruz. Durante os encontros, os estudantes recebem cartilhas e checklist temática.

O Programa Saúde na Escola foi instituído em 2007 como uma política intersetorial da Saúde e Educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos, tendo como base a integração e articulação entre a rede básica de Saúde e unidades escolares. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos alunos por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

Foto: Renato Fulgoni

 

ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Renato Fulgoni

 





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *