São Pedro da Aldeia sedia Prêmio Artesanato Que Faz Acontecer 2022

São Pedro da Aldeia sedia Prêmio Artesanato Que Faz Acontecer 2022

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Artesãos do município devem se inscrever até o dia 16 de setembro

A divulgação do artesanato aldeense e a valorização dos artesãos locais continuam sendo uma das prioridades da Prefeitura de São Pedro da Aldeia. Por isso, a Secretaria Municipal de Turismo apoia a realização do Prêmio Artesanato Que Faz Acontecer 2022, que tem como objetivo estimular e aquecer o artesanato nos municípios do Rio de Janeiro. Os interessados devem se inscrever no endereço https://premioartesanato.com.br/ até 16 de setembro. A inscrição é gratuita.

Segundo a secretária de Turismo, Andrea Tinoco, a realização do evento em São Pedro da Aldeia sinaliza a importância da categoria no cenário do artesanato estadual. “O Prêmio Artesanato Que Faz Acontecer 2022 é um evento incrível, que vai reconhecer várias categorias, dentre elas a de Mestre Artesão. Nossa cidade é um celeiro de talentos e, certamente, esta é uma oportunidade especial para nossos artesãos. É uma honra apoiar este evento. As inscrições estão abertas e é muito importante que todos os artesãos participem”, declarou.

Para efetuar o cadastro, o artesão deverá enviar, por meio de um formulário on-line, uma apresentação e confecção de três peças, documento de identidade, CPF e comprovante de residência, além da Carteira Nacional do Artesão dentro da validade. O prêmio contempla seis categorias: Artesanato Tradicional, Artesanato de Referência Cultural, Artesanato Contemporâneo-Conceitual, Artesanato Religioso, Artesanato Inovação Tecnológica e Mestre Artesão.

O processo de seleção dos interessados em participar do Prêmio Artesanato Que Faz Acontecer 2022 é promovido pela PZ Eventos. A premiação está prevista para acontecer no dia 21 de setembro, no São Pedro Esporte Clube (SPEC), no Centro. 

MESTRE ARTESÃO

A categoria Mestre Artesão é reservada ao profissional que é reconhecido pela comunidade no exercício da profissão e que transmite seu conhecimento sobre o trabalho artesanal (processos e técnicas) para as novas gerações. Para isso, é necessário comprovar, por meio de depoimentos orais, premiações, palestras, reportagens, entre outros documentos, a existência e a relevância de sua experiência profissional e possuir atuação no Brasil há pelo menos 10 anos. 

Para efetuar o cadastro na categoria, é necessário apresentar cópias de documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência, cópia do PIS/PASEP (opcional) e uma foto 3×4, além de morar no estado do Rio de Janeiro e ter idade superior a 16 anos. 
Mais informações sobre o Prêmio Artesanato Que Faz Acontecer 2022 e a categoria “Mestre Artesão” devem ser solicitadas à Secretaria Municipal de Turismo pelo InfoTur (via WhatsApp), no número 22 998665093, ou no e-mail setcel@pmspa.rj.gov.br.

Com informações da ASCOM/PMSPA – Por Gabrielly Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *