Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos completa 22 anos de criação

Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos completa 22 anos de criação

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Prédio histórico já foi sede da prefeitura e da Câmara Municipal e, atualmente, é o centro das manifestações culturais de São Pedro da Aldeia

O lar das manifestações artísticas e culturais de São Pedro da Aldeia, a Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, completa 22 anos de funcionamento nesta sexta-feira (14). Após ter sido a primeira sede da prefeitura e da Câmara Municipal, o imóvel em frente à Igreja Matriz que dá o nome à cidade abriga o centro cultural desde 14 de maio de 1999, contribuindo para que a história e a cultura aldeense se mantivessem vivas ao longo dos anos. Atualmente, o local é a sede da Secretaria Municipal de Cultura. 

Casa da Cultura aldeense completa 22 anos em funcionamento. Foto: Divulgação/PMSPA

O espaço homenageia Gabriel Joaquim dos Santos, idealizador e construtor da Casa da Flor, esculpida a partir de cacos de vidro, ladrilhos e mosaicos, transformados em adornos pelo artista. Por esse motivo, a Casa da Cultura exibe uma exposição composta pela figura do seu Gabriel e por uma maquete do monumento. 

A casa recebe exposições de artistas locais de vários segmentos, valorizando a cultura aldeense e promovendo a conservação de acervos que ajudam a contar a história da cidade e de toda a região. Muitas das obras expostas nesses 22 anos retratam as belezas naturais, atividades econômicas, costumes e a religiosidade característica da cidade. 

“É motivo de grande celebração para nós poder comemorar mais um ano da Casa da Cultura, que possui um patrono muito especial para a Cidade, o senhor Gabriel Joaquim dos Santos. O espaço é destinado à valorização, ao apoio e ao incentivo ao artista local e visitante. Ansiamos por fazer muito mais para o setor cultural após o período pandêmico. Queremos descobrir novos talentos, conhecer os antigos e movimentar o cenário artístico local. Almejamos que a Casa da Cultura seja cada vez mais transversal, englobando os cidadãos e sendo um espaço democrático e que ofereça uma agenda que inclua manifestações culturais diversificadas”, destacou a diretora municipal de Cultura, Giselle Lima. 

Além de exposições, o local oferece cursos como os de bordado  e crochê, que precisaram ser interrompidos devido à pandemia da Covid-19. A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.  

Com informações da ASCOM/PMSPA


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *