SAÚDE – Testes gratuitos serão realizados em Cabo Frio para marcar o Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Ação também vai fazer a prevenção de doenças, como sífilis e hepatites B e C.

Uma ação preventiva vai oferecer testagem para o vírus da Aids, o HIV, além da sífilis e da hepatites B e C em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. Os testes gratuitos serão feitos nesta sexta-feira (6) para marcar o Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV, comemorado no sábado (7).

A parceria entre o Hospital Dia e a Paróquia Nossa Senhora da Assunção tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce para o início do tratamento. Os interessados em passar pela testagem devem ir até o consultório da Paróquia, anexo à Matriz Auxiliar, das 9h às 15h.

O resultado será fornecido em 30 minutos e dois enfermeiros farão os atendimentos. Segundo a Superintendente do Departamento de Saúde Coletiva, Lucy Pires, 80 kits serão colocados à disposição, mas caso haja procura, outros serão disponibilizados.

“O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento antes que os sintomas apareçam. Isso é importante porque facilita a terapia. Qualquer tratamento tem mais êxito quando a doença é descoberta bem no princípio”, afirma Lucy.

O hospital também oferece o serviço de profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP), uma medida de prevenção à infecção pelo vírus. A terapia consiste no uso de medicação em até 72 horas após qualquer situação em que exista o risco de contato com o HIV.

“É necessário que a população perceba a importância de se informar sobre a doença, sobre os riscos de contaminação e de fazer a testagem”, completou Carlos Roberto Santos, coordenador da Pastoral da Aids.

Fonte – G1/Inter TV


Publicidade:

Anuncie em nosso SITE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *