Três praias da Região dos Lagos do Rio conquistam certificado internacional Bandeira Azul

Três praias da Região dos Lagos do Rio conquistam certificado internacional Bandeira Azul

BÚZIOS CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SAQUAREMA

A Praia do Forno, em Armação dos Búzios e a Praia de Itaúna, em Saquarema, conquistaram pela primeira vez o selo. Já a Praia do Peró, em Cabo Frio, teve o certificado renovado pela quinta vez.

Três praias da Região dos Lagos do Rio conquistaram o certificado internacional de qualidade ambiental Bandeira Azul.

A Praia do Forno, em Armação dos Búziose a Praia de Itaúna, em Saquarema, conquistaram pela primeira vez o certificado. Já a Praia do Peró, em Cabo Frio, teve o certificado renovado pela quinta vez.

O júri internacional avaliou a inscrição de 29 praias e 11 marinas brasileiras, considerando todas aptas para receber a premiação. No total, 40 locais vão ser certificadas com a Bandeira Azul para temporada 2022/2023.

O principal objetivo do Programa Bandeira Azul, segundo os organizadores, é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental. Para se qualificar para o prêmio, é necessário atender uma série de critérios, mantidos e comprovados anualmente.

Praia do Forno

Essa é a primeira vez que uma praia de Búzios conquista o certificado — Foto: Prefeitura de Búzios

Após 20 anos de tentativas, essa á a primeira vez que Búzios consegue o certificado. Uma equipe técnica de profissionais foi designada exclusivamente para o realizar todo o processo do cumprimento dos pré-requisitos exigidos pelo Programa Bandeira Azul.

Praia de Itaúna

Essa é a primeira praia de Saquarema que recebe o certificado — Foto: Prefeitura de Saquarema/Divulgação

Essa é a primeira praia de Saquarema que recebe o certificado — Foto: Prefeitura de Saquarema/Divulgação

Palco do campeonato mundial de surfe, a Praia de Itaúna, foi a primeira da cidade a receber o certificado,

Praia do Peró

Praia do Peró, em Cabo Frio, no RJ, recebeu novamente o selo "Bandeira Azul"  — Foto: Prefeitura de Cabo Frio/ Divulgação

Praia do Peró, em Cabo Frio, no RJ, recebeu novamente o selo “Bandeira Azul” — Foto: Prefeitura de Cabo Frio/ Divulgação

Com 7,2 kms de costa com águas cristalinas, a Praia do Peró é a única no mundo onde a Bandeira Azul foi conquistada a pedido da comunidade, no caso os Amigos do Peró, entidade que luta pela preservação da orla da praia, que integra o Parque Estadual da Costa do Sol e a Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil. Essa é a quinta vez que a praia recebe o selo.

Com informações do G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *