Curso gratuito de Políticas Públicas de Gênero é realizado em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

No sábado, dia 24/03, o Wagner Muniz, ex-parlamentar juvenil, que representou a cidade de São Pedro da Aldeia no Parlamento Juvenil da ALERJ, promoveu um curso gratuito de Políticas Públicas de Gênero na Casa dos Azulejos, em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães, através da Diretora de Qualificação e Formação da FUG-RJ, Sávia Mídiã, que coordenou o curso para um público de aproximadamente 30 alunos. Jovens do ensino fundamental, médio e superior, com idades entre 14 e 22 anos.

“O Wagner vem protagonizando um belíssimo trabalho frente à juventude aldeense, suas lutas e conquistas são visíveis, e eu o admiro muito por ele ser quem ele é, dedicado e compromissado”, disse Larissa Lima, aluna do curso.


“Os jovens precisam ter ideais, e o Wagner Muniz vem se destacando, tanto na cidade quanto no Estado do Rio de Janeiro, por conta deste protagonismo juvenil que o mesmo vem exercendo em prol da educação da juventude aldeense”, disse Wagner Victer, Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, durante a realização do curso.

O curso tratou-se de um estudo sobre as Políticas Públicas de Gênero, o conteúdo reviu parte da história das mulheres no Brasil e avaliou conceitos como empoderamento, igualdade e equidade de gênero. Além disso, desmembraram temáticas como violência contra as mulheres, saúde, direitos sexuais e reprodutivos e mercado de trabalho.

“É magnifico de se ver, jovens empoderados debatendo um assunto tão atemporal como este, me sinto honrado por partilhar deste momento com vocês, e parabenizo o Wagner Muniz, pelo engajamento”, disse Mauro Lobo, Vice-Prefeito.

O debate, gerado no início e concluído no final, contou com diversas histórias pessoais, e dentre elas, destacamos a de uma adolescente de nossa Rede Municipal de Ensino, Ana Carolina Sales, de 14 anos, que ressaltou: “O curso abrangeu meu conhecimento. Agora, eu tenho argumentos e posso falar sobre o assunto. Um fato que remeteu a minha participação no curso foi quando eu estava em uma aula de história e a professora pediu para que falássemos o nome de 20 mulheres importantes na história, e a turma inteira limitou-se a falar apenas 08, e sempre se referindo a elas como “a mulher do ex-presidente dos E.U.A”, “aquela princesa que assinou a Lei Áurea” e não seus nomes e relevâncias que elas mereciam. Enfim, o curso foi muito gratificante e muito maravilhoso, agradeço a oportunidade, e espero ansiosa pelo próximo”.
“O curso de Políticas Públicas de Gênero foi uma iniciativa muito importante, nossa juventude precisa conhecer seus direitos e suas responsabilidades sociais no combate a opressão de gênero e as desigualdades que enfrentamos. Com os retrocessos que estamos enfrentando em nossa atual conjuntura, como as reformas trabalhistas e da previdência, a intervenção militar em nosso estado e a violência gritante, nós mulheres somos as mais atingidas e violentadas, em especial as mulheres negras, indígenas e periféricas. Por isso fico extremamente satisfeita ao ver a quantidade de jovens mulheres, estudantes e trabalhadoras, e também da importante presença dos homens, no debate ocorrido hoje na Casa dos Azulejos, todas e todos cheios de vitalidade e vontade de mudar nosso presente e nosso futuro, planejando alcançar uma sociedade em que não haja qualquer forma de opressão, seja de cunho racial, de gênero, religioso, de classe etc. Ao tratarmos pautas como machismo, assédio, LGBTQIfobia, violência sexual e doméstica, a juventude aldeense se mostrou indignada e cheia de vontade de lutar por mudanças. Conseguimos tirar algumas pautas para aplicarmos políticas públicas em nosso município tanto dentro das escolas como da sociedade, de forma que consigamos alcançar mais e mais mulheres e homens de todas as faixas etárias e levar esses e mais debates a toda a população. Agradeço a oportunidade de compor a roda de conversa, e parabenizo a iniciativa do ex-parlamentar juvenil Wagner Muniz e a FUG por trazerem o curso para nossa região”, finalizou a Lorrayne Holanda, militante do Movimento de Mulheres da Região dos Lagos – MMRL e do Movimento de Mulheres Olga Benário.


Publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *