SÃO PEDRO DA ALDEIA – Prefeitura de São Pedro da Aldeia promove mutirão de consultas oftalmológicas

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia deu início a um mutirão de consultas e exames oftalmológicos para atender aos pacientes que estavam na fila de espera da regulação municipal. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde trouxe para o município a Unidade Móvel do Hospital Oftalmológico Santa Beatriz (HOSB). Os atendimentos se iniciaram na segunda-feira (01) e seguem até as 13h da sexta-feira (05). Servidores da Secretaria entraram em contato diretamente com os pacientes que serão atendidos na unidade para informar os detalhes do agendamento. Ao todo, a iniciativa atenderá uma média de 300 pacientes.

 Fotos: Renato Fulgoni

A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, enfatizou a prioridade da ação. “Nosso principal objetivo com a unidade móvel é atender o público que está dentro da fila de espera da regulação municipal. Quem está na fila de espera para o Hospital Santa Beatriz não será atendido nesse primeiro momento. O paciente da regulação municipal que é atendido aqui só vai para a clínica se tiver o encaminhamento. Não tendo essa necessidade, já se torna resolutivo dentro do próprio município. Queremos encurtar o tempo de quem fica na fila de espera do HOSB, que muitas vezes só vai lá para uma consulta, encurtando também o tempo de espera de quem está na fila municipal”, explicou.

 

A Unidade Móvel conta com dois consultórios, dois médicos, duas assistentes e um comercial. São oferecidas consultas, incluindo cuidagem visual com e sem correção, e exames oftalmológicos. Os pacientes agendados receberam ligações informando data e horário de comparecimento. No local, o morador passa por duas etapas: primeiro realiza um cadastro e, em seguida, entra no ônibus para a consulta.

Carlos Alberto Barcelos, morador do bairro Porto do Carro, foi um dos pacientes chamados para o mutirão de atendimento. “O atendimento foi 100% e muito tranquilo, fui muito bem tratado desde o início. Achei muito boa a decisão do Prefeito Cláudio Chumbinho e de todos os envolvidos de trazer esse atendimento para mais perto da população”, comentou.

A unidade está localizada no bairro Nova São Pedro, ao lado do Teatro Municipal Dr. Átila Costa. O secretário adjunto de Saúde, Bruno Soares, e a diretora de Regulação e Auditoria, Marcela Freire, também acompanharam o primeiro dia de atendimentos.

ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Renato Fulgoni