AVIAÇÃO DA MARINHA EM ARARUAMA – Exposição em comemorações do Centenário da Aviação da Marinha será realizada neste sábado (30), em Araruama

ARARUAMA EVENTOS IGUABA SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA VIDEOS

Neste sábado, dia 30 de abril, a aeronave Super Lynx (AH-11A) vai pousar em Araruama, na Praça Menino João Hélio.

Aeronave Esquilo da aviação da Marinha foi exposta em Búzios
Aeronave Esquilo da aviação da Marinha foi exposta em Búzios – Foto G1

Como partes das comemorações do Centenário da Aviação da Marinha, estão sendo realizadas Exposições Estáticas de Aeronaves em cinco localidades da Região dos Lagos. Neste sábado, dia 30 de abril, a aeronave Super Lynx (AH-11A) vai pousar em Araruama, na Praça Menino João Hélio.

O evento irá apresentar ao público aeronaves que pertencem aos Esquadrões da Marinha do Brasil. Estarão acessíveis à visitação, de 09h às 16h parte da frota de Super Lynx, Super Cougar, Esquilo e Bell Jet Ranger.

Ao final das apresentações nas cidades, no dia 21 de maio será realizada a festividade ‘Portões Abertos’ da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Neste dia, a população terá acesso livre à Organização Militar, quando terá a oportunidade de assistir demonstrações aéreas, exposição de viaturas anfíbias, demonstração de cães dos Fuzileiros Navais, atendimento médico e odontológico, dentre outras atrações.

Assista em nosso Canal N1TV o vídeo – Helicóptero levantando voo:

CENTENÁRIO DA AVIAÇÃO DA MARINHA

No dia 23 de agosto de 2016 a Aviação da Marinha do Brasil completará 100 anos de história. Nessas dez décadas a Aviação Naval esteve presente em momentos importantes da história brasileira, criando a primeira escola militar de aviação do País e, portanto, tornando-se o berço da nossa aviação militar.Como pioneira no Brasil, a Aviação Naval contribuiu com o desbravamento das rotas aéreas do litoral e em operações de patrulha durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1941, a Aviação da Marinha cedeu pessoal, bases aéreas navais e aviões para a criação da Força Aérea Brasileira. Atualmente, além de patrulhar nossos mares e águas interiores, nossos aviões e helicópteros são rotineiramente requisitados para diversas missões, tais como atividades de busca e salvamento, assistência hospitalar aos ribeirinhos da Amazônia e Pantanal Matogrosense, além de apoio à defesa civil em situações de calamidade pública, tais como enchentes, incêndios florestais e desastres ambientais.
EM CASO DE MAU TEMPO, O EVENTO SERÁ CANCELADO

LOCAIS DE EXPOSIÇÃO

Dia 30/04:

ARARUAMA
Esquadrão Responsável: HA-1
Aeronave: Super Lynx (AH-11A)
Local: Praça Menino João Hélio – Centro
O Esquadrão HA-1 foi criado em 1978 com a missão de prover os meios aéreos do sistema de armas das Fragatas classe Niterói, a fim de ampliar as possibilidades dos sensores de bordo, assim como a capacidade de reação destes navios. Ao Esquadrão são atribuídas missões de esclarecimento de área marítima, acompanhamento de alvos além do horizonte radar dos navios, resgate e salvamento em alto-mar e transporte de feridos. As aeronaves AH-11A Super Lynx podem ser armadas com torpedos, bombas de profundidade e mísseis ar-superfície.

Dia 07/05:

IGUABA GRANDE
Esquadrão Responsável: HU-1
Aeronave: Esquilo (UH-12/13)
Local: Praia da Lagoa “Popeye”
O Esquadrão HU-1, primeira Unidade Aérea Operativa da Marinha do Brasil, foi criado em 1961 e, desde a sua ativação, vem participando de quase todas as operações aeronavais. Possui helicópteros Esquilo Monomotor (UH-12) e Esquilo Bi-Turbina (UH-13) – para emprego em missões de ligação e observação; esclarecimento; lançamento de paraquedistas e de mergulhadores de combate; transporte de tropa; serviços hidrográficos; busca e salvamento; apoio humanitário; apoio às atividades na Antártica e muitas outras, razão pela qual lhe foi conferido o título de: “O FAZ TUDO”.

Dia 14/05:

SÃO PEDRO DA ALDEIA
Esquadrão Responsável: HU-2
Aeronave: Super Cougar – (UH-15)
Local: Praça Hermógenes Freire da Costa – Praia do Centro
O Esquadrão HU-2 foi criado em 1986 e dispõe das Aeronaves UH-14 Super Puma e UH-15 Super Cougar, estando capacitado para as mais diversas missões, em especial o Transporte de Tropa, Esclarecimento Aéreo, Lançamento de Paraquedistas e de Mergulhadores de Combate e Operações de Busca e Salvamento.

Fonte – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO COMANDO DA FORÇA AERONAVAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *