Carnaval cancelado

Saiba quais municípios da Região dos Lagos e Baixada Litorânea cancelaram o Carnaval 2022

ARARUAMA ARRAIAL DO CABO ARRAIAL DO CABO BÚZIOS CABO FRIO CABO FRIO CIDADES IGUABA MACAÉ MARICÁ REGIÃO DOS LAGOS RIO DAS OSTRAS RIO DAS OSTRAS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA SAQUAREMA

O motivo é o aumento de casos de Covid-19 e influenza nas cidades. Prefeitura do Rio cancelou o carnaval de rua no dia 04 de janeiro.

Devido ao aumento do número de casos de Covid-19 e o surto de gripe que o Estado do Rio de Janeiro vive, cidades da Região dos Lagos e Baixada Litorânea anunciaram o cancelamento do carnaval de rua de 2022.

No dia 04 de janeiro, a Prefeitura do Rio de Janeiro cancelou as festividades do carnaval de rua pelo segundo ano seguido por causa do aumento nos casos de Covid.

As cidades de Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Maricá, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Araruama, Saquarema já cancelaram a folia.

Em Cabo Frio, a Associação dos Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (ABACCAF) emitiu uma nota informando que não irá realizar atividades. A Prefeitura ainda não se pronunciou.

Armação dos Búzios e Macaé ainda não informaram se o carnaval será mantido ou cancelado.

Veja abaixo a lista, por ordem alfabética, de cidades da Região dos Lagos, Baixada Litorânea e parte da região Metropolitana que cancelaram o carnaval:

  • Araruama: cancelou
  • Armação dos Búzios: Ainda não se pronunciou
  • Arraial do Cabo: cancelou
  • Cabo Frio: Abaccaf cancelou, mas Prefeitura ainda não se pronunciou
  • Casimiro de Abreu: cancelou
  • Iguaba Grande: cancelou
  • Macaé: Ainda não se pronunciou
  • Maricá: cancelou
  • Rio das Ostras: cancelou
  • São Pedro da Aldeia: cancelou
  • Saquarema: cancelou

Veja o que cada um dos municípios informou:

Associação dos Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio:

Após longo período de avaliação das possibilidades de realização do Carnal 2022, diante de todo o exposto na nota em anexo, decidimos por cancelar o Carnaval da Associação dos Blocos em 2022.

Em reunião na noite de ontem foi decidido que nenhum dos 32 Blocos Associados está autorizado por está Associação a realizar qualquer festividade atinente ao Cronograma de Eventos planejado para 2022. Da mesma forma a ABACCAF não produzirá nenhum evento neste ano.

Seguimos reafirmando nosso compromisso em fomentar a Cultura, gerar emprego e renda além de servir de importante ferramenta turística da nossa Cidade no Ano de 2023.

Amamos o Carnaval mas acima de Tudo amamos a Vida !

São Pedro da Aldeia:

A Prefeitura informa que o carnaval de São Pedro da Aldeia está cancelado. A Prefeitura não irá realizar festividades na data. A decisão foi tomada em virtude da instabilidade no cenário epidemiológico.

Os detalhes serão colocados em pauta na reunião do Gabinete de Crise.

Arraial do Cabo:

Devido ao aumento do número de casos da Covid-19 e gripe, o Prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno, cancelou os festejos de Carnaval e suspendeu o Verão Musical. A decisão foi publicada no início da noite desta segunda-feira (10), no Diário Oficial do Município, por meio do Decreto 3.542.

De acordo com o Decreto, estão proibidos eventos em espaços públicos, ensaios, desfiles e apresentações de blocos, escolas de samba e demais agremiações carnavalescas. Shows, apresentações musicais e eventos com sonorizações mecânicas ou por instrumentos em todo o município também estão proibidos.

Já os eventos em espaços privados ficam condicionados a adoção das seguintes medidas restritivas: apresentação de comprovante de vacinação em dia; uso de máscara de proteção facial; disponibilização de álcool em gel pelo estabelecimento.

Casimiro de Abreu

Seguindo a recomendação do Governo do Estado, a Prefeitura de Casimiro de Abreu comunica que as festividades carnavalescas estão oficialmente canceladas em todo o município.

Priorizando a saúde da população, analisando a elevação de índices da COVID-19, síndrome gripal e a alta contaminação gerada pela variante ômicron e, ainda, levando em consideração as grandes aglomerações que se formam nesta data, fica suspenso o Carnaval no ano de 2022.

Iguaba Grande:

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins, anuncia o cancelamento dos festejos de carnaval de rua na cidade. A decisão se deu devido ao aumento do número de atendimentos com suspeitas de casos de covid-19 e influenza na cidade.

“Diferente de eventos de menor proporção, que é possível realizar um controle maior do uso de máscaras de proteção, álcool 70 e distanciamento social, no carnaval esse controle não seria possível. São pessoas na rua se aglomerando, fazendo o uso de bebidas alcoólicas, pessoas muito próximas, dificilmente iríamos conseguir fazer o controle indicado pela Organização Mundial de Saúde”. Disse o prefeito Vantoil Martins.

Esse é o segundo ano em que a cidade não realiza a tradicional festa popular. Teremos outras oportunidades de realizar os festejos. Buscar o equilíbrio entre as comemorações e a saúde da nossa população e o nosso foco principal. Nossa cidade já recebeu um aumento no número de visitantes. Vamos nos cuidar e nos proteger. Teremos outras oportunidades de trazer alegria para o nosso município.” comentou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle.

Araruama:

A Prefeitura de Araruama publicou nessa quarta-feira, 05, o decreto 006, que suspende as festividades do carnaval de rua no município nesse ano de 2022.

Os principais motivos são os casos confirmados no estado do Rio da nova variante do coronavírus “Ômicron”, além da tradição da Região dos Lagos em receber elevado número de turistas no feriado de carnaval, o que facilita aglomerações.

O decreto diz, ainda, que está permitido o funcionamento de matinês em casas de shows, clubes e salões de festas até às 23h, com redução em 50% da capacidade máxima de lotação.

Além disso, as pessoas terão que apresentar comprovante de vacinação da segunda ou terceira dose da vacina contra a COVID-19 e usar máscara de proteção no local da matinê.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Saquarema:

A Prefeitura de Saquarema publicou, em edição extra do Diário Oficial, decreto que cancela as festas de carnaval na cidade, bem como dá outras providências para evitar qualquer tipo de aglomeração nas ruas e eventos em espaços públicos. De acordo com o documento, fica proibida a realização de carnaval de rua, eventos pré-carnavalescos, comemorativos ou shows musicais de qualquer natureza, a partir do dia 10 de janeiro de 2022, em locais públicos da cidade.

A decisão foi baseada considerando que a situação epidemiológica e sanitária vem sendo monitorada ininterruptamente pelo Poder Público Municipal, buscando a adoção de medidas de enfrentamento, atualizadas pelos constantes atos editados pelo Poder Executivo, além de estudos técnico-científicos realizados pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, que apontam a ocorrência de novas cepas do Coronavírus, em especial a denominada Ômicron.

“Sempre seguimos as recomendações da equipe técnica de saúde do nosso município, para definir ações, medidas preventivas e decretos. Trabalhamos com muita transparência, responsabilidade e segurança, para garantir a proteção de todos. ”, disse a prefeita Manoela Peres.

O não cumprimento do decreto sujeitará o infrator às seguintes penalidades, sem prejuízo das demais sanções administrativas, conforme a gravidade da infração: advertência, remoção, apreensão, interdição, suspensão de venda, cancelamento de registro, suspensão de autorização de funcionamento ou de licença, multa, bem como as demais sanções previstas no art. 3º do Decreto Municipal nº 2.020 de 14 de junho de 2020. Em caso de descumprimento por instituição carnavalesca, serão responsabilizados também os dirigentes da agremiação.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Rio das Ostras:

A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, informa que em função da pandemia da Covid-19 não serão realizados eventos oficiais no Carnaval 2022.

Também não serão autorizados blocos e bailes de carnaval em Rio das Ostras.

Maricá:

Após reunião com o Comitê Epidemiológico e autoridades sanitárias de Maricá, o prefeito Fabiano Horta anunciou nesta terça-feira (04/01), por meio de sua conta no Twitter, que a programação oficial do Carnaval 2022 está suspensa na cidade, devido aos riscos de aumento de casos da variante Ômicron no Rio de Janeiro. Vale ressaltar que Maricá não registrou casos suspeitos de Ômicron até o momento.

Com informações do G1/Região dos Lagos – Por Larissa Vilarinho

Participe da 2ª Caminhada Azul em São Pedro da Aldeia
O evento conta com apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a participação da vereadora Mislene de André, autora da Lei 2.768/2018 que criou a Semana de Conscientização do Autismo no Município
Governo do Estado regulamenta carga horária de professores de 18 para 30 horas semanais
Governador Cláudio Castro autorizou a migração voluntária de até 5 mil cargos
PM detém homem por adulteração de sinal identificador de veículo automotor em Araruama
Ação da Moto Patrulha em Araruama resulta na apreensão de motocicleta sem placa e na autuação do condutor por infração penal
Escritor Renato Fulgoni participa do Sarau da Lei em Casimiro de Abreu
O escritor Renato Fulgoni, a Livraria da Aldeia e a Aldeia Editora estarão presentes no Sarau da Lei, com uma tenda exclusiva para venda de livros
Secretaria de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia instala placas de sinalização contra descarte de lixo nos rios
O trabalho realizado é fruto de parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, do Programa Limpa Rio
PM prende dupla por furto a drogaria no Centro de Cabo Frio
Ação rápida da PM resulta na prisão de dois acusados e de um receptador, além da recuperação dos produtos furtados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *