CEJA: há mais de 30 anos educando jovens e adultos

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Na tentativa de ajudar o neto, Canage Reis de Queiroz, de 81 anos, encontrou na Rede Ceja uma forma de também voltar a estudar e abrir os horizontes. Aposentado e com problemas de mobilidades por causa das sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ele reconhece ser uma vantagem ter a possibilidade de estudar em casa. “Quando eu era mais novo, procurei a cultura dos negócios. Agora que estou parando para olhar o mundo sob outra perspectiva”.

Para o Professor Carlos Henrique Veloso, de 60 anos, a relação com o Ceja é profunda. Quando tinha 38 anos ele viu na metodologia do ensino semipresencial a melhor maneira de terminar o Ensino Médio. Os estudos então retomados não pararam mais. Ele se formou em Filosofia pela UFRJ, instituição onde também cursou o mestrado e o doutorado. No meio do caminho, ele passou no concurso para ser professor do Estado do Rio de Janeiro e em dezembro de 2008 assumiu uma das vagas no Ceja Madureira.

Pressa! Essa palavra resume o motivo de Tatiana Werneck, de 20 anos, a procurar o Ceja Resende. Determinada a entrar para uma universidade em 2018, ela foi até a unidade mais próxima de sua residência para terminar o nono ano e o Ensino Médio em menos tempo. Centrada e disciplinada, ela concluiu tudo em um ano e meio e ainda conquistou o objetivo: passou em terceiro lugar para o curso de Engenharia Química na Uerj, na unidade que fica em Resende.

Essas são algumas das histórias que cercam os Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs), que são escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro destinadas a jovens e adultos que desejam concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Criado em 1987, este programa foi inicialmente conhecido como CES (Centros de Estudos Supletivos). Essas escolas, que fazem parte da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), estão sob administração da Fundação CECIERJ (Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) e podem funcionar tanto em prédios próprios como dentro de escolas estaduais.

As matrículas podem ser feitas a qualquer momento nas unidades do CEJA no Estado do Rio de Janeiro, não existindo assim uma data de início e fim de período letivo. No site (http://cederj.edu.br/ceja/faca-sua-matricula/) é possível ter acesso a lista das escolas onde é possível estudar e também realizar a pré-matrícula.

O segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) é voltado àqueles que têm pelo menos 15 anos de idade e concluíram o primeiro segmento (1º ao 5º ano). Já o Ensino Médio é destinado a quem possui no mínimo 18 anos e cursou todo o Ensino Fundamental.

Dinâmica

No CEJA, não existem aulas presenciais regulares como nas escolas tradicionais. O material didático é adquirido gratuitamente, em sistema de empréstimo, na escola. Quem quiser ficar com o material, pode acessá-lo no ambiente virtual de aprendizagem (http://cederj.edu.br/ceja/material-didatico/). O aluno estuda em casa de acordo com o tempo disponível, mas é necessário retornar à unidade onde realizou a matrícula para fazer avaliações.

Se durante o período de estudo surgir alguma dúvida, existe nas unidades uma equipe de professores capacitados para auxiliar o aluno. Em cada escola, existe um quadro no qual pode ser verificado o dia e o horário do professor da disciplina que está cursando. Esse atendimento é individualizado.

Caso o aluno não possa falar com o professor pessoalmente, é possível acessar o CEJA Virtual, um ambiente online, e enviar a questão ao mestre. É bom salientar que o fórum não é uma ferramenta síncrona, ou seja, o professor pode não estar online no momento da postagem do questionamento, mas assim que possível, retorna-se com uma resposta.

As escolas também podem oferecer alguns horários de estudo em grupo para determinados conteúdos e também a realização de oficinas, que poderão ser por disciplina ou interdisciplinar, isto é, abordando conceitos de mais de uma disciplina.

A avaliação no CEJA se dá, principalmente, por meio das provas, que são realizadas toda vez em que se finaliza o estudo de um fascículo da disciplina. Essas provas são sempre presenciais. Não há data e nem hora marcada para você fazer a prova. A sala de provas fica aberta durante todo o funcionamento da escola. Basta dirigir-se a ela e solicitar ao professor a prova do fascículo estudado.

Se a nota final de um determinado fascículo for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno é liberado para estudar o fascículo seguinte da disciplina. Se não atingir o grau 6,0 (seis) na prova, o aluno continuará estudando aquele mesmo fascículo. Quando sentir-se preparado, pode solicitar uma nova oportunidade para fazer a prova.

Fundação Cecierj / Consórcio Cederj: A Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTIDS) responsável por desenvolver projetos nas áreas de Graduação a Distância (Consórcio Cederj); Divulgação Científica; Pré-Vestibular Social; Extensão (Formação Continuada de Professores) e Ceja (Ensino de Jovens e Adultos).






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *